21 de dezembro de 2022

RESENHA: CARMILLA

 

 


CARMILLA 
Autor(a): Le Fanu 
Editora: Sebo Clepsidra & Wish 

Páginas: 451
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

E se aquela sombra no canto do quarto fosse mais que uma sombra? E se ela se afeiçoasse a você, passando a desejar não apenas o seu sangue, mas algo... além? Em um castelo isolado nas profundezas da Estíria, Laura leva uma vida solitária, tendo apenas seu pai doente como companhia. Até que, numa noite de luar, uma carruagem aparece carregando uma convidada inesperada – a bela Carmilla. Considerada um dos pontos altos da narrativa vampírica mundial, essa novela exerceu uma influência notável em obras posteriores, a ponto de sentirmos seus ecos tanto em outras obras-primas literárias, como Drácula, e recebeu uma abundante lista de adaptações audiovisuais e em quadrinhos. Edição inclui o conto O Juiz Harbottle (Joseph Sheridan Le Fanu, 1872): narrativa epistolar sobre um juiz severo que se vê atormentado por aparições fantasmagóricas em seus últimos anos de vida. Inclui prefácio e posfácio de Carlos Primati, minibiografia do autor desenvolvida por Renata Philippov e ilustrações de Caroline Murta.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Carmilla lançado pelo Sebo Clepsidra & editora Wish. O livro é de autoria de Le Fanu a e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Laura e seu pai estão isolados em um castelo na Estíria em uma rotina levemente pacata, que sofre uma bruta alteração no momento em que um acidente envolvendo uma carruagem acontece próximo ao castelo, e com ele a chegada de Carmilla, uma convidada sedutora, cativante e profundamente misteriosa, que desperta as emoções conflitantes da jovem Laura. 

Afinal, a chegada de Camilla é suficiente para fazer Laura voltar a ter seu pesadelo de infância. Um clássico britânico, este livro conta a história da primeira vampira da literatura, um conto de fascínio e horror.

Situado em um castelo na Estíria e com forte inspiração no folclore do Leste Europeu, o enredo é contado pela jovem Laura, o que confere um tom confessional e intimista à história. Ao relembrar eventos misteriosos que ainda a assombram hoje, ela nos leva de volta no tempo, quando a bela e sedutora Camilla entrou em sua vida. 

Com uma inocência que permeia os sentimentos de Laura, embarcamos em uma jornada sombria. Temos a capacidade de nos envolver, de suportar a dor e a saudade até que o mistério acabe. Talvez esse seja o ponto mais alto da narrativa sensual e aterrorizadora de Carmilla. 

Sem dúvidas, o efeito que essa história teve na literatura é gigante, afinal foi a partir dela que o imaginário vampiresco ganhou proporções reais na literatura. Até porque por mais que Carmilla seja o primeiro registro sólido de uma vampira na literatura, essa imagem da criatura sugadora de sangue já existe no imaginário coletivo faz décadas ou até mesmo séculos. 

Isso não tira o mérito da escrita de Le Fanu, muito pelo contrário, evidencia o potencial do autor em uma história extremamente envolvente e pra lá de sedutora! E bem, acredito que a história ganhe muito potencial pela forma como ela é traduzida, diagramada e ilustrada: Na edição do Sebo Clepsidra com a Editora Wish esses fatores são levados a última potência em uma edição que enche os olhos e sacia qualquer sede! 

Sério, fiquei maravilhado pelas ilustrações que compõem a obra, além disso o formato da edição está a coisa mais linda! Junto com o livro vieram alguns materiais adicionais incríveis que te ajudam a mergulhar na obra de Le Fanu! 


 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!