22 de dezembro de 2022

RESENHA: CONTO DE FADAS

 

 


CONTO DE FADAS 
Autor(a): Stephen King
Editora: Suma 

Páginas: 352
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Aos dezessete anos de idade, Charlie Reade parece ser um garoto comum: pratica esportes, é um filho atencioso e aluno de desempenho razoável. Suas lembranças, entretanto, não são feitas apenas de momentos felizes. Após perder a mãe em um grave acidente quando tinha apenas dez anos, Charlie precisou aprender a cuidar de si e do pai, que, enlutado com a perda da esposa, buscou refúgio na bebida. Certo dia, ao pedalar pela rua de casa, Charlie atende um pedido de socorro vindo do quintal de um dos vizinhos: Howard Bowditch. O homem recluso e rabugento, que amedrontava as crianças do bairro, cai de uma escada e se machuca gravemente. O chamado por ajuda veio de Radar, a fiel pastor alemão , tão idosa quanto seu dono. Enquanto Bowditch se recupera, Charlie passa a ajudar o vizinho com tarefas domésticas e com o cuidado de Radar, e assim o rapaz faz duas grandes amizades. Quando Howard morre, Charlie se depara com uma fita cassete que revela um segredo inimaginável: um portal para outro mundo.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Conto de fadas lançado pela Suma. O livro é de autoria de Stephen King e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Charlie Reed, de dezessete anos, compartilha de uma rotina comum a todos os demais rapazes daquela região pois adora esportes e é um filho atencioso e um aluno bem-comportado. Suas memórias não são apenas momentos felizes, no entanto. Perdendo a mãe em um grave acidente aos dez anos, Charlie precisa aprender a cuidar de si e do pai, que, arrasado com a perda da esposa, busca refúgio do álcool. 

Um dia, enquanto andava de bicicleta pela rua de casa, Charlie atendeu a um pedido de socorro do quintal de um de seus vizinhos, Howard Bowditch. O homem recluso e mal-humorado que aterrorizava os filhos dos vizinhos ficou gravemente ferido após cair de uma escada.

O pedido de socorro veio de Radar, um fiel pastor alemão do tamanho de seu dono. Enquanto Bowditch se recupera, Charlie passa a ajudar os vizinhos na casa e a cuidar de Radar, então o menino desenvolve duas grandes amizades. Quando Howard morre, Charlie se depara com uma fita que revela um segredo inimaginável: um portal para outro mundo.

Eu amo quando Stephen King trabalha sua história fora da zona de terror (da qual ele é mais famoso), e Conto de Fadas traz bem isso: uma fantasia sombria com um suspense de primeira, que evoca um personagem complexo e trabalha muito bem seus pontos principais, nos fazendo criar enorme empatia por ele já nas primeiras páginas. 

Charlie realmente é um personagem do qual é muito fácil de se criar empatia, até por conta da situação em que encontramos ele logo no começo: vivendo em um lar extremamente infeliz e instável, o rapaz tenta encontrar em sua rotina repleta de luto e trauma um pouco do conforto que a fantasia pode trazer, e ela vem de uma forma inesperada. 

O que me impressionou na escrita de King nesse livro foi a sua leveza. Por diversos momentos, achei estar lendo uma fantasia de Gaiman, isso porque o lado fantástico é bem evidente, principalmente quando Charlie começa a se aventurar nesse mundo fantástico que existe no quintal do velho Howard. 

Charlie, no entanto, pouco queria se aventurar na misteriosa terra de Empis, e o principal motivo de se envolver com esse povo, no início, é a cachorrinha  que ajudou a resgatar - Radar, do falecido Howard.

Enfim, talvez essa tenha sido a leitura mais diferente que eu li de Stephen King e com certeza uma das melhores até agora, é impressionante ver como o autor consegue se renovar e criar histórias impactantes mesmo depois de tantos anos de carreira! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!