31 de dezembro de 2022

RESENHA: O CAVALEIRO DOS SETE REINOS

 

 


O CAVALEIRO DOS SETE REINOS 
Autor(a): George R. R. Martin 
Editora: Suma 

Páginas: 264
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Sor Duncan, o Alto, ou apenas Dunk para os íntimos, não teve uma vida fácil. Filho bastardo de uma prostituta, ele nunca pertenceu a nenhuma Casa, e suas oportunidades de vida parecem bastante reduzidas. Mas a esperança de alcançar a glória não está perdida, e Dunk está decidido a se tornar um grande guerreiro em Westeros. Dentre todos os grandes, Dunk quer escrever o seu nome na história como um verdadeiro Cavaleiro dos Sete Reinos. O único problema é que existem muito mais pretendentes do que posições disponíveis. A sorte começa a mudar quando ele encontra Egg, um garoto careca e cheio de atitude que se prontifica a ser o seu escudeiro. Quanto mais Dunk conhece o menino, porém, mais Egg parece o oposto de ser um mero plebeu, demonstrando uma inteligência muito além de sua idade. Juntos, eles viajam em busca de trabalho e aventuras ― sem jamais revelar a verdadeira identidade do menino àqueles que encontram pelo caminho. Uma grande amizade nasce entre esses dois heróis improváveis, que persiste mesmo quando, anos mais tarde, eles assumem papéis centrais na estrutura de poder de Westeros. Reunindo os três primeiros contos protagonizados por Dunk e Egg ― “O cavaleiro andante”, “A espada juramentada” e “O cavaleiro misterioso” ―, O cavaleiro dos Sete Reinos é o livro perfeito para quem quer se aventurar no fantástico mundo criado por George R.R. Martin e para aqueles que anseiam por mais histórias de Westeros, dos Targaryen e do fascinante universo de As Crônicas de Gelo e Fogo.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O cavaleiro dos sete reinos lançado pela Suma. O livro é de autoria de George R. R. Martin e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Westeros está de volta em três pequenas histórias com grandes personagens. Em "O cavaleiro dos sete reinos" nós voltamos no tempo com relação a principal franquia que compartilha esse universo, o das "Cancões de Gelo e Fogo" e logo depois dos eventos narrados em "Dança dos Dragões"

Ou seja, o declínio dos Targaryen já caiu e os dragões não existem mais. Com isso, nós conhecemos Sor Duncan, o Alto (ou então Dunk), que não vem de uma família abastada e nem possuí nenhum título em especial. Todavia, o que Dunk tem de sobra é a vontade de criar um nome de respeito e escalar na hierarquia de Westeros. 

E na tentativa de se elevar ao status de cavaleiro, Dunk irá contar com a ajuda de um rapaz careca chamado Egg que logo se prontifica a ajudá-lo e ser seu fiel escudeiro. Juntos, a glória pode parecer um pouco mais próxima do que, de fato, está. 

O que era uma companhia de conveniências logo se torna uma amizade poderosa. Egg parece ser um menino extremamente esperto e estratégico, e logo vira inevitável a amizade entre o jovem rapaz e o promissor cavaleiro. 

Nunca duvide da capacidade de escrita de George Martin, só digo isso. Bom, o que mais me surpreendeu na escrita de "O cavaleiro dos sete reinos" foi a capacidade de síntese do autor (da qual não vemos muito, vamos confessar!) e da forma leve e cheia de reviravoltas que os contos presentes nesse livro se dão. 

“O cavaleiro andante”, “A espada juramentada” e “O cavaleiro misterioso” compõem o que conhecemos como a antologia de Dunk e Egg. Aqui nós temos uma Westeros um tanto quando pacífica, que serve como plano de fundo para as aventuras dos dois personagens. Gostei muito das três histórias e, nelas, eu vi uma outra Westeros - mas que ainda sim compartilha traços do que já vimos nas páginas dos outros livros e nas séries deste muito tão complexo, sangrento e viciante. 

A edição especial lançada pela editora Suma, selo da Companhia das Letras, está a coisa mais linda do mundo. De capa dura e com algumas ilustrações entre os contos, eu fiquei maravilhado com os detalhes e a diagramação dessa edição que, com certeza, já entrou pras minhas preferidas! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!