5 de dezembro de 2022

RESENHA: TEXTOS PARA TOCAR CICATRIZES

 


TEXTOS PARA TOCAR CICATRIZES
Autor(a):  Igor Pires
Editora: Alt 

Páginas: 352
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos, Igor Pires lança sua mais nova obra, Textos para tocar cicatrizes, em que se debruça nos sentimentos que perpassam os relacionamentos e faz reflexões sobre sociedade, luto e família. Nesta coletânea de textos poéticos inéditos, Igor mostra a importância de honrar as cicatrizes que adquirimos com nossas experiências e que elas são responsáveis pelas histórias que contamos. A partir de sua escrita sensível já conhecida, Igor Pires passeia pelo que nos faz mais humanos. Além dos textos, as ilustrações belíssimas de Anália Moraes completam o livro e as emoções descritas.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Textos para tocar cicatrizes lançado pela Globo Alt. O livro é de autoria de Igor Pires e a resenha foi escrita por Giovana Bertti.

Esse é o quinto livro de Igor Pires, mas não é meu primeiro contato com o autor. Acho que todo mundo aqui conhece "Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente", a coletânea de poesias que alçou Igor ao mercado nacional. Bem, agora estamos no quinto (eu acho que é o quinto) volume de sua coletânea poética - e o resultado tá bem bom. 

"As nossas cicatrizes falam por nós. Elas revelam em histórias de como nos entregamos, vivemos, amamos. Elas narram os sacrifícios, as quedas, o Corte e também as suturas. Com este livro espero corrigir me curar e tocar o que em você ainda precisa de cuidado. Que nos cuidemos, então" 

Essa singela (e bela) cartinha veio junto com o livro e acho que ela traduz muito o que eu senti lendo as poesias que compõem essa maravilhosa seleção. Talvez o que eu mais tenha gostado a respeito dos textos de Igor nesse livro é que eles soam muito mais pessoais e sensíveis do que tomam o foco desse livro.

Entre eles  temos o fim de um relacionamento, a conquista (gradual) da autoestima, uma nova perspectiva nova a respeito da vida e das coisas... Tudo isso de uma forma bem pessoal e lírica que Igor conseguiu evoluir muito bem no decorrer dos anos. 

"existe uma angústia no coração do mundo do qual pouco se fala 
aquele microssegundo que existe antes do semáforo abrir 
a adrenalina dos pés que conversam se dá tempo de 
atravessar a faixa de pedestres ou não

estamos justamente neste limiar
tentando abraçar a agonia de uma decisão 
tão minúscula 
mas ao mesmo tempo tão importante" 


esse trecho incrível é de um dos poemas preferidos do livro "stoned at the nail salon", que também é uma ótima música da Lorde (talvez essa seja a inspiração de Igor). Achei incrível a maneira da qual Igor consegue trazer esse sentimento tão conflitante de uma forma tão bela e clara. 

Além disso o livro conta com belíssimas ilustrações, das quais valem muito a pena dar uma conferida durante a leitura! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!