30 de janeiro de 2023

RESENHA: BASE VOL. 2

 


BASE 
Autor(a):  C. P. Torber
Editora: Ases da Literatura  

Páginas: 207
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Em Base, segundo livro da série Control, Maran inicia um novo percurso, adicionando descobertas e, consequentemente, tentativas de apropriação de suas bases. Entretanto, mesmo com recentes peças inseridas neste grande quebra-cabeças, ele está distante de ser completado, pois os primeiros contatos de Maran fora da Vinícola Lud revelam personagens provenientes de camadas mais profundas e complexas de sua existência, explicitando com um pouco mais de detalhamento a intrigante teia que sustenta sua condição de controle inexistente. Por isso, para alcançar novos níveis, Maran tentará percorrer o caminho inverso a fim de tornar suas bases mais seguras reunindo, peça por peça, partes que compõem uma imagem que terá como objetivo final contar sua verdadeira história


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Base lançado de maneira pela editora Ases da Literatura. O livro é de autoria de C. P. Torber e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

"Todos somos especiais, de estruturas distintas, apesar dos esforços incomensuráveis que os manipuladores têm empreendido para nos convencer do contrário, ou seja, de que tudo que se opõe é equivocado. Como se os polos opostos não fossem uma condição mínima de equilíbrio. Esperam estar no topo de algo destruindo as bases? Para dominar, na visão dos manipuladores, não precisaria haver dominados no outro extremo? Que contradição seria essa?"

Em "Base", continuamos a seguir a trajetória de Maran, desta vez saindo do ambiente bucólico do qual estava, em uma fazenda isolada com a companhia da sua mãe, para a capital e assim para o mundo que o cerca. 

O contato do personagem com toda a tecnologia que o ronda é completamente novo, assim, Maran se vê muitas vezes perdido entre tantas informações. Mesmo com a companhia de Étudi, o rapaz ainda sofre por esse choque de realidade que tem após a morte de sua mãe, e percebe que ele pouco sabe a respeito de sua própria história. 

E é com esse questionamento na cabeça que Maran começa a investigar seu próprio passado na ideia de formular suas bases, apoios para que ele possa constituir sua identidade. 

Uma das principais características a respeito do primeiro livro dessa série, intitulado "Control", que eu tinha colocado na resenha era em como nós, como leitores, precisávamos encaixar as peças na narrativa para gerar um sentido mais palpável. Isso porque a trajetória do primeiro livro é dividida entre Maran e a figura de sua mãe. 

Em "Base", nós temos Maran tomando mais o protagonismo da história. Ao lado de Étudi, é no mínimo interessante ver como o rapaz vai encaixando os conhecimentos que aprende em sua própria existência, tudo isso no exato momento em que ele começa a juntar as peças. 

Afinal, Maran teve uma vida cercada pelos animais e plantas da fazenda, a ideia de viver em uma sociedade muito grande é estranha a ele, esse choque se dá de maneira muito forte logo no início do livro!

Achei a leitura desse segundo volume um pouco mais fácil que o primeiro, talvez seja porque eu já esteja acostumado com a narrativa e a forma em que C. P. Torber constrói seu livro. 

Por fim, eu gostei muito dos questionamentos que o autor evoca durante a leitura. É impressionante ver quantas reflexões podemos ter a respeito de nossa própria identidade com essa história!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!