.

RESENHA: OS GRITADORES

16 de janeiro de 2023

 


OS GRITADORES
Autor(a):  Fernando Bueno Neves
Editora: Independente 

Páginas: 284
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Os gritadores é uma carta de amor aos filmes de terror slasher, ao folclore brasileiro e às vicissitudes da adolescência.Após o vestibular, seis adolescentes escapam da intensa Florianópolis para um sítio no interior do estado, em três dias de redenção idílica e alcoólica, atravessando a ponte metafórica entre a adolescência e o início da vida adulta. Enquanto ainda encaram os fantasmas do passado e lidam com sentimentos exacerbados, o grupo ouve pela primeira a vez a lenda dos gritadores. Mas, quando essas entidades mostram que são muito mais do que meras histórias do folclore brasileiro, os jovens se veem presos numa luta desesperada pela vida. E, então, isolados na fronteira entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ninguém pode ouvi-los gritar.



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Os gritadores lançado de maneira independente. O livro é de autoria de Fernando Bueno Neves e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Heloísa, Duda, JP, Bianca, Matheus e Ricardo são amigos que estão prestes a passar as últimas férias juntos. O primeiro motivo para isso seria que a maioria prestou vestibular e tem planos para um futuro (brilhante para alguns e nem tanto para outros). 

Pensando nisso, o grupo decide sair de Florianópolis - onde moram - para passar um tempo no sítio da família de João Paulo no interior do estado de São Paulo, um lugar chamado Itá que tem como principal característica ser afastado de tudo e todos. 

O segundo motivo para as férias do grupo ser a última que passarão juntos se dá pela lenda do Gritador, uma espécie de lenda do folclore local que tem como principal motivador o assassinato mais brutal e sanguinário possível. 

O grupo escuta, então, que alguns moradores da região escutam alguns gritos à noite, e a polícia pede para que os amigos permaneçam no sítio o tempo inteiro e zelem pelas segurança deles. No entanto, será que os portões e trancas do sítio serão o suficiente para manter qualquer ameaça distante? 

Bom, "Os gritadores" é uma leitura obrigatória para quem gosta de uma boa história de horror! Repleto de metalinguagens e momentos tenebrosos, Fernando Bueno Neves consegue tecer uma ótima narrativa com personagens complexos e bem trabalhados. 

Disso isso porque todos eles tem um passado interessante e a forma como eles lidam com os problemas que não foram resolvidos entre si e com eles mesmos aflora muito no momento em que eles chegam no acampamento! Temos relacionamentos não resolvidos (Matheus e Maria Eduarda), traumas do passado e relações conflituosas para dar e vender. 

Tudo isso ajuda a criar cada vez mais tensão conforme as coisas vão ficando estranhas no sítio e um serial killer parece rondar a vegetação local em busca de sangue e horror!

Além disso, as referências são o grande alto dessa história, um momento ou outro os personagens conversam sobre filmes e livros de terror, fazendo menção a grandes livros como "Saco de Ossos" do Stephen King e muitos outros! 

Senti muito a vibe "Pânico" nesse livro, que provavelmente foi uma referência muito forte do autor, e mal posso esperar para ler outros livros dele! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: REALITY GAME

SIGA NO INSTAGRAM

PORÃO NO YOUTUBE!







Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels