13 de janeiro de 2023

RESENHA: QUEIMANDO LIVROS

 

 


QUEIMANDO LIVROS
Autor(a): Richard Ovenden
Editora: Globo Livros

Páginas: 344
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

A partir do momento em que a informação passou a ser apresentada de forma escrita, nações, governantes e corporações tentam controlá-la e destruí-la. Preocupado com esse fenômeno que nunca foi tão presente quanto nos nossos dias, o mais renomado biblioteconomista da atualidade, Richard Ovenden, percorre mais de três mil anos em seu livro, desde as tábuas de argila mesopotâmicas até a era digital, para explicar os perigos aos quais o conhecimento e a liberdade de ideias estão expostos.Queimando livros conta como bibliotecas e arquivos têm sido alvos de ataques desde o início da história da humanidade, com um foco especial nas ameaças presentes nos dias de hoje. O conhecimento considerado perigoso foi deliberadamente aniquilado por motivos políticos, financeiros, religiosos e culturais e, agora, mais do que nunca, sua sobrevivência é vital para a continuidade de nossa civilização.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Queimando livros lançado pela editora Globo Livros. O livro é de autoria de Richard Ovenden a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Desde o início da catalogação do conhecimento, seja em papiros ou nas próprias paredes, o conhecimento foi uma poderosa arma. E bem, como toda vantagem, existem aqueles que querem sua aniquilação. Ao ler "queimando livros", percebi o quanto é essencial entender como funciona o sistema de destruição a informação, seja através dos livros ou das mensagens que eles passam. 

Enfim, a história do livro percorre milhares de anos e, em "Queimando livros", o autor e historiador faz um apanhado da história do livro desde suas origens centenas de anos antes da era Cristã! Parece loucura pensar que a escrita era compartilhava através de placas de argila com símbolos dos quais fogem completamente do nosso alfabeto latino! 

A escrita de Richard é precisa e muito bem estruturada, tornando esse livro um apanhado muito interessante e relevante da história dos livros no mundo antigo e sua influência no mundo contemporâneo! O que eu mais gostei da escrita do autor é a forma como ele contextualiza informações da antiguidade no nosso mundo atual, fazendo referências daquilo que adotamos e deixamos de associar com o modo como os escritos eram compartilhados antigamente!  

Além disso, o ponto primordial do livro é a forma como esse conhecimento costumava ser aniquilado por incêndios e outros métodos de destruição, no entanto temos também uma equipe que preza muito pela preservação desses documentos e se utiliza de aparatos tecnológicos para mantê-los e restaurá-los!

Por fim, a leitura é muito útil pelo seu aspecto histórico. Gostei muito de me envolver nesses diversos cenários e na forma como eles dialogam com os dias de hoje! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "A VERDADE — A REVELAÇÃO NA SUA ESSÊNCIA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler A Verdade: A Revelação Na Sua Essência , de Tatiana F...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!