22 de fevereiro de 2023

RESENHA: INCÊNDIO OCULTO

 


INCÊNDIO OCULTO
Autor(a):  Giselle Almeida
Editora: Independente 

Páginas: 348
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Após a morte trágica dos pais, Katma Dawson deixou sua carreira de lado para tentar ajudar a irmã, Emily, a superar esse período difícil da vida. O problema é que Emily está desesperada para fugir do luto – a ponto de usar Ferrugem, a nova e perigosa droga que tomou conta da cidade de Woràk. Katma vai fazer o que pode para salvar a irmã de si mesma, menos revelar o seu maior segredo: que é uma bruxa poderosa. Porém, não demora muito para que esse segredo fique entre elas. Ajudar a irmã será a coisa mais difícil que Katma já fez na vida, mas ela não pode perder Emily. Afinal de contas, é a única família que Katma tem agora.A vida de Lilend Kowalczik se resume à boate do pai e a facção criminosa que usa o local como principal ponto de venda de Ferrugem. A cada dia, Lilend percebe que sua vida é monótona e sem sentido. É então que ele conhece Katma, e ela o fascina com seu ar misterioso. No entanto, existem muitas barreiras entre eles, sendo Emily uma delas. A outra é a guerra não declarada entre a facção criminosa de Lilend e a Irmandade Bruxa de Katma. Lilend está disposto a tudo para encontrar um novo sentido para a sua vida – e ter Katma ao seu lado – mesmo que isso signifique entrar em guerra contra os bruxos e sua própria facção.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Incêndio Oculto lançado de maneira independente. O livro é de autoria de Giselle Almeida e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Katma e Emily Dawson são duas irmãs que passam por um tempo difícil. Após a morte dos pais em um trágico acidente, as duas comparecem ao advogado para a leitura do testamento e têm uma surpresa: os pais deixaram tudo para a irmã mais velha, Katma, cabendo a ela decidir como dividir o dinheiro da herança. 

Isso gera um clima de atrito entre as duas irmãs, já que Emily se vê presa a boa vontade de Katma para receber qualquer coisa. Nisso, um acordo é feito: Emily irá para uma pequena cidade na Polônia chamada Worák para estudar na faculdade onde Katma irá lencionar. Ao se formar, Emily terá acesso a todo o valor deixado pelos pais. 

Ao chegar em Worák, no entanto, Katma e Emily descobrem que a cidade é envolta de mistério e perigo. Começando pelos Spust, uma facção local que parece estar impregnada na cidade. Além disso, uma nova (e mortal) droga chamada Ferrugem está se popularizando rapidamente entre os jovens de Worák. 

Como se isso já não fosse suficiente, Katma descobre uma Irmandade de Bruxos em Worák, e acaba se filiando a eles por conta de suas habilidades com alquimia e grande fascínio pela natureza. E mesmo querendo ficar longe de qualquer intriga, Katma e Emily aos poucos vão mergulhando no conflito entre a Irmandade e os Spunts, até o inevitável momento em que tudo irá pelos ares. 

Fui pego completamente de surpresa pela leitura de "Incêndio Oculto", isso porque não esperava me apegar tanto aos personagens igual aconteceu! Além das duas irmãs que meu resumo da história apresenta, a narrativa conta com diversos outros que ampliam o enredo!

Entre eles, o meu favorito com certeza foi Lilend Kowalczik, visto inicialmente como um personagem do qual iremos detestar, a autora o cria de forma tão complexa que, aos poucos, vamos entendendo mais suas motivações e passamos a gostar muito dele! Bom, pelo menos isso foi o que aconteceu comigo. 

A tensão do livro vai crescendo conforme a relação de Emily e Katma vai ficando mais antagonica, afinal Emily começa a se envolver com algumas pessoas relacionadas aos Spusts, como Pixie, Sven e Aaron; e Katma cria relações cada vez mais fortes com a Irmandade e seus membros. 

A forma como tudo isso é estabelecido em capítulos que alternam o ponto de vista dos personagens é muito bem tecido e deixa a narrativa bem fluída! Eu gostei muito também da forma como a autora trás assuntos importantes de serem debatidos, tais como o luto, o carinho por temos por aqueles que amamos, o vício em substâncias dependentes e o amor no geral. 

Enfim, a história mescla fantasia urbana com romance e suspense em doses ideais! Eu acabei me divertindo e me emocionando durante toda a leitura, recomendo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!