9 de fevereiro de 2023

RESENHA: LATIM EM PÓ

 


LATIM EM PÓ
Autor(a):  Caetano W. Galindo
Editora: Companhia das Letras

Páginas: 232
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Com o intuito de expor o trajeto de formação da língua portuguesa, o novo livro do professor, tradutor, pesquisador e escritor Caetano W. Galindo instiga o leitor a se questionar sobre o idioma que utiliza no dia a dia.Através de uma prosa fluida e envolvente, Galindo não só reconstitui a história de nosso idioma como também fala sobre os desvios, muitas vezes considerados “erros”, que formam e modificam a língua desde sua criação.Começando pela Europa e pelo latim, com especial atenção a Roma, passando pela Reconquista e pelo colonialismo na África e na América Latina, o autor traça um panorama amplo e compreensível da nossa língua materna.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Latim em pó: Um passeio pela formação do nosso português lançado pela Companhia das Letras. O livro é de autoria de Caetano W. Galindo e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Ao nascer no Brasil, passamos a aprender uma complexa e derivada língua, que no decorrer da história passou por diversas mudanças e mutações devido a necessidade das pessoas que a enunciavam. Esse processo costuma acontecer com todas as línguas, mas o português brasileiro tem uma série de características que a torna uma língua única e tão vibrante. 

"Latim em pó" não é nada mais do que um enorme passeio histórico, linguístico e cultural pelas línguas das quais o português brasileiro se apoiou nos milhares de anos em que a humanidade se desenvolveu oralmente. 

Na escola vimos que nossa língua é uma mutação do latim, assim como muitas outras do ocidente. No entanto, temos diversas palavras de origem grega e bem... por que isso acontece? Entre algumas das diversas temáticas que Caetano Galindo aborda no livro, essa é uma delas. 

Uma das coisas que eu mais gostei em Latim em Pó foi a forma como Galindo trouxe a parte teórica da linguística e da sociolinguística de forma tão fácil e prática. Por mais que eu estude letras e já tenha um amparo maior nessas áreas, esse livro pode ser lido e compreendido por aqueles que não costumam ler nada sobre os temas!

Repleto de exemplos que tornam toda a parte teórica mais fácil de ser entendida, é apaixonante ver a forma como Galindo consegue nos envolver no estudo assíncrono da língua. 

Eu mesmo tinha uma série de dúvidas sobre o porque de uma palavra ser de determinado jeito no seu uso mais comum e de outro jeito em suas derivações (como "cor" em substantivo comum e '"colorido" na forma de adjetivo. Ficava de perguntando 'mas de onde vinha esse L? Por que não corido?'). 

O livro é sucinto em sua abordagem e serve como um ponto de partida para entendermos um pouco mais a história da nossa língua e de todo o panorama histórico que cerca ela! Desde o latim 'vulgar' até as diferenças entre idioletos do português brasileiro que escutamos atualmente!

Incrível, fácil de ser entendido e um banho de história e linguística! Me impressionei com "Latim em Pó" e quero me aventurar mais profundamente na história da nossa língua depois de ler esse livrinho! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "OS SETE CÉUS"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler  Os sete céus: O chorar dos anjos, livro 1, de Viniciu...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!