12 de março de 2023

RESENHA: BULLY BULLY

 


BULLY BULLY 
Autor(a):  Bruno Guma & Yuri Moraes 
Editora: Darkside Books 

Páginas: 224
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Bully Bully é um mergulho na construção da identidade de um menino através de seus sonhos, pesadelos e desilusões acumulados em três épocas diferentes de sua vida. Seremos conduzidos por uma tríade de histórias interligadas em que o silêncio ecoa em nós a cada página, os dramas sensoriais narrados com um toque ácido de realismo fantástico. Experiências de vida que não representam um território e sua cultura, mas que se manifestam de forma errática e universal. Nessa obra peculiar construída por Moraes e Guma encontraremos todas as faces da solidão, as farpas do amor e as cicatrizes da violência. Um silêncio que marca na pele e nos define para sempre.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Bully Bully lançado pela Darkside Books. O livro é de autoria de Bruno Guma & Yuri Moraes e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Ler 'Bully Bully' foi uma das experiências literárias mais estranhas que eu tive em 2023 até agora. O quadrinho escrito por Bruno Guma & Yuri Moraes e que não tem nenhum diálogo em suas páginas traz um personagem que não sabemos o seu nome, mas pode acabar se tornando fácil de se identificar. 

Isso porque o rapaz passa grande parte de sua infância e adolescência sendo vítima de bullying. A crueldade e a forma ardilosa como outros meninos tratam esse protagonista geram traumas e reflexos dos quais ele terá pelo resto de sua vida. E é essa vida que acompanhamos durante as páginas dessa graphic novel lançada pela Darkside Books. 

Visceral, bruto e, ao mesmo tempo, sutil. Talvez o que mais tenha me surpreendido nessa história foi a forma que os autores encontraram de narrar toda a psique do personagem sem um diálogo sequer. Quando uma história dessas conta apenas com o traço da ilustração, é necessário uma série de atributos para que possamos entender o que está acontecendo, e é nisso que os autores brilham. 

Logo no começo da história nós já temos um embate entre o protagonista e um outro menino em uma luta violenta com facas, aquilo já me pegou desde o começo como um aviso de que essa leitura não seria fácil — e de fato não é. No entanto, a adolescência não é o único período que acompanhamos o personagem. 

O começo da fase adulta do rapaz é marcado pelos traumas do passado e presente, já que foi abandonado por sua namorada e se vê preso em tarefas para entregar a empresa da qual trabalha, e a partir daí que os autores misturam elementos surrealistas para nos colocar dentro da leitura. E o resultado é surpreendente. 

Não foi um livro fácil de ser lido, mas recompensador. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: EM BUSCA DO REINO

  Autor(a):  Reyves L.B. Editora:   Voe Páginas: 409 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Após os acontecimentos de...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!