21 de março de 2023

RESENHA: COROA CAÍDA

 


COROA CAÍDA

Autor(a):  Marina M. Boss
Editora: Viseu

Páginas: 330
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Dhara é uma rainha que foi ensinada a reinar exatamente como seus pais reinaram. Mas não há como comandar um reino se ele acaba sendo tirado de você.Mas se você tem poderes e imortalidade dados pela Fonte de poder do planeta, talvez tenha uma chance de retomar o que é seu; talvez acabe dando de cara com uma guerra maior do que previu e, para vencer, talvez só baste escolher o lado certo.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Coroa Caída lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Marina M. Boss e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 
 

"Eu precisava ser forte, eu precisava ser cruel. Ninguém governa sem controle e ninguém tem controle se não tem poder. Se seu povo não te teme, ele não te respeita. Eu repetia isso pra mim mesma todos os dias quando brincava com outras crianças no castelo. Eu dava ordens, fazia com que me obedecessem. E meus pais me parabenizavam da forma que conseguiam." 

Em "Coroa Caída" nós conhecemos Dhara, uma rainha imortal que foi gerada através da própria Fonte e, por conta disso, possuí habilidades que a torna digna de ser temida. Regrando o seu reino com uma mão de ferro, Dhara não poderia suspeitar do dia em que um estranho iria invadir sua corte e lhe ameaçar perder tudo o que preza. 

Após o aviso ser dado como uma profecia, é isso que acontece: Em questão de dias, a rainha se vê sem um reino para imperar. Sua guarda foi dizimada e grande parte da população que vivia sob suas asas foi brutalmente assassinada ou dispersada pelos outros reinos. 

Dhara se vê em uma posição complicada. Isso porque é oferecido ajuda a rainha para recuperar seu reino. A ajuda vem do rei de Kythaa um homem chamado Nevan oferece refúgio a Dhara até o momento em que eles possam se virar contra quem quer que tenha tirado o poder das mãos da rainha. 

Nesse meio tempo (e contra sua vontade, muitas vezes), Dhara vai aprendendo que existe mais de uma forma de governar, e talvez tudo aquilo que tenha repetido para si mesma quando criança pode não ser o melhor método para atingir seus objetivos. 

O ponto que mais me pegou durante a leitura de "Coroa Caída" foi a protagonista e sua evolução. Achei incrível o fato da autora, Marina M Boss, ter colocado uma personagem tão forte e de personalidade tão demarcada já nas primeiras páginas para que, durante a leitura, essa impressão que criamos dela vá se desfazendo aos poucos conforme ela mesma descobre mais sobre si própria. 

Crescer como uma futura rainha e ter seus pais mortos cruelmente aos dezesseis anos não deve ter sido fácil, e vemos muito desses 'traumas' na personagem, o que pode justificar seu comportamento egocêntrico, cruel e solitário. Porém conforme personagens secundários vão entrando na história, podemos ver um novo lado de Dhara. 

Além de Nevan, conhecemos Akhanto (um dos meus preferidos), Kenda, Hayden e mais alguns outros. Todos eles tem seus momentos individuais, o que os fazem criar mais complexidade, conforme vamos lendo mais do livro! 

E além disso, a autora consegue criar uma tensão clara, já que eles estão em uma corrida contra o tempo para reaver o reino de Dhara. Amei muito a construção de universo fantasioso do livro, principalmente com relação aos pais da protagonista e todo o misticismo envolvendo a Fonte!

Por fim, gostei muito da história e fica minha indicação para quem quiser se aventurar em uma boa fantasia! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!