EXISTÊNCIA
Autor(a): Mari Trevisan
Editora: Novos Ases
Páginas: 51
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.
Esta coleção de poemas e verso, escritos ao longo de vários anos, revela um mergulho no inconsciente e nos pensamentos da autora, imersa em livros enquanto os escrevia. Do terror à fantasia, siga pelos mistérios de nossa esplendorosa existência.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Existência lançado de maneira pela editora Novos Ases. O livro é de autoria de Mari Trevisan e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
"Oh Gaia,
És tão bela!
A humilde mãe
Que nos guarda.
Senhora Terra,
Acolhe-me em tua mata,
Cuja vida nunca acaba."
Esse é o trecho de "Mãe Terra" um dos meus poemas preferidos presentes no livro "Existência", que é uma coletânea de poemas escritos pela talentosíssima Mari Trevisan. Ao ler essa antologia poética, mergulhei de forma intensa na escrita e nas reflexões em que Mari se propõe a oferecer ao leitor.
As temáticas que a autora coloca aqui são bem interessantes, e acredito que na temática principal esteja o ato de se transformar. Seja através de atos da natureza (cujos elementos estão em força nesses versos) ou então em si mesmo, como um ato de metamorfose que muitos de nós acabamos por conhecer em alguma etapa da nossa vida.
"Tesouro esse,
A ser descoberto
Pelo adolescente
E tal qual uma rosa
Em botão
Se abrirá."
Além disso, a coletânea traz alguns contos em inglês, e acaba sendo divertido lê-los em voz alta por conta de sua sonoridade, e mesmo aqueles que não conhecem muito bem a língua podem se aventurar em degustar o conjunto de palavras e tentar tirar delas o ritmo da poesia!
Além disso, o livro conta com diversas ilustrações que complementam as poesias. Essas ilustrações nos fazem mergulhar com ainda mais profundidade no campo lírico no texto, oferecendo uma ótima experiência aos leitores!
No geral, a edição está linda! Amei o trabalho da editora Novos Ases, seja na diagramação do livro, na belíssima arte da capa ou nas ilustrações que banham as páginas deste exemplar!