2 de março de 2023

RESENHA: FUGA

 


FUGA
Autor(a):  Douglas Ramos
Editora: Novos Ases

Páginas: 405
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Laura Silva, uma jornalista amoral, ajuda a polícia a prender um grande chefe do crime. Ela continua vivendo sua vida e tratando dos seus negócios, até ser perseguida e incriminada por algo que não fez. Na sua procura por respostas, identifica um suspeito, que pode estar relacionado ao chefe do crime que ajudara a prender anteriormente. A partir daí, inicia-se um jogo de gato e rato, que culmina em revelações ainda maiores e numa busca incessante por se livrar de algo que parece nunca ter fim.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Fuga lançado pela Novos Ases. O livro é de autoria de Douglas Ramos e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Laura Silva é uma editora-chefe que trabalha no jornal regional. Sua carreira parece estar evoluindo após ela ajudar a polícia no famoso "Casa Barras", uma operação que prendeu um dos maiores chefes do crime daquela região, um homem extremamente perigoso chamado Raúl. 

Prestes a completar 29 anos, Laura aceita um convite para ir jantar com Otávio, um amigo do qual não vê há muito tempo. Ao descobrir que Otávio está em péssimas situações, convida o rapaz a ir morar junto com ela até que ele possa se reestabelecer. 

O que Laura não contava, no entanto, é que ao ir buscar Otávio mais tarde, ela seria perseguida homens armados em um carro de fuga. A partir daquele momento, Laura não teria mais descanso. 

Não é muito difícil entender quem está atrás da jornalista, até porque faz pouco tempo que ela ajudou a prender Raúl e um de seus principais amigos do crime, um homem conhecido como Korel, está foragido desde então. 

A partir daquele momento, Laura precisará tomar muito cuidado em suas aparições públicas, visto que não é só os capangas de Korel e Raúl que estão atrás dela. Conforme Laura vai investigando quem quer acabar com a sua vida, ela descobre que os mandantes por trás de toda aquela operação são muito mais perigosos do que ela suspeitava. 

E assim a caçada começa, e logo Laura deixa de ser aquela que foge e começa a ser aquela que caça. 

"Eu me chamo Laura dos Santos Silva. E esse poderia ser meu último dia de vida. Eu estava preparada para morrer? Não. Quem está? Mesmo quando somos jogados ao nosso limite, achamos que podemos fazer um pouco mais. Aí está o nosso erro. Nunca reconhecer os limites aos quais estamos sujeitos." 

Se tem uma coisa que Douglas Ramos faz na narrativa de "Fuga" é testar os limites de seus personagens! Além de extremamente enérgica e cheia de perigos, essa história conta com uma protagonista da qual eu ainda não sei se gosto ou detesto! 

Isso porque Laura é completamente amoral. Uma das coisas mais incríveis desse livro é a forma como vamos conhecendo essa personagem tão complexa, desde sua infância solitária com uma mãe da qual negligenciava afeto e trabalhava o triplo para colocar Laura nas melhores escolas, até o momento em que ela consegue subir na carreira graças ao seu trabalho árduo. 

Além disso, por Laura ser uma mulher preta, ela teve que batalhar muito mais para conseguir se destacar na profissão. Gostei como o autor trabalhou assuntos como racismo e misoginia em seu livro! Além disso, temos outros personagens que ocupam as páginas desse livro que também são muito bem explorados. 

O fato de todos eles possuírem suas próprias motivações e sensos de justiça torna a história muito mais complexa, pois aqui não temos personagens maniqueístas, eles beiram entre ações justas e injustas (até mesmo cruéis) o tempo todo! Com isso, a narrativa só ganha dimensão e profundidade. 

A história também denuncia o sistema político e a ganância humana de uma forma visceral! O final do livro nos deixa a conclusão de diversos arcos em um estilo bem "Bom dia, Verônica", junto com um epílogo do qual abre potencial para uma possível continuação! Mal posso esperar para ver mais desses personagens tão complexos em breve! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "INTUIÇÃO: LIVRO 1 — PERDIÇÃO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Intuição: Livro I, Perdição, de Laion Okuda. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!