24 de março de 2023

RESENHA: PESSOA — UMA BIOGRAFIA

 


PESSOA — UMA BIOGRAFIA

Autor(a):  Richard Zenith
Editora: Companhia das Letras

Páginas:  1160
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Se levássemos em conta todos os personagens fictícios que povoaram a mente de Fernando Pessoa, o número ultrapassaria a marca dos cem nomes. Ainda que três deles ― Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos ― tenham se destacado como seus heterônimos mais prolíficos e celebrados, esse dado revela a intensa vida interior de um poeta que foi regido por uma imaginação pulsante e irrefreável.Ao longo de mais de três décadas, Richard Zenith se notabilizou como um dos mais respeitados especialistas na obra do autor de Mensagem. Em Pessoa: uma biografia, o norte-americano radicado em Lisboa empreende uma pesquisa monumental nos mais de 25 mil papéis deixados pelo poeta, combinando prosa saborosa e vasta erudição.Finalista do prêmio Pulitzer 2022 e eleito um dos melhores livros do ano por publicações como The New York Times, The Spectator, The NewStatesman, Kirkus Reviews e Publishers Weekly, Pessoa: uma biografia é um tour de force da história cultural e das biografias literárias. Uma verdadeira obra-prima.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Pessoa — uma biografia lançado pela editora Companhia das Letras. O livro é de autoria de Richard Zenith e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

"Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Quero para mim o espírito desta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça."

Durante o ensino médio e até mesmo em grande parte da minha faculdade de Letras, sempre fiquei muito confuso ao tentar compreender a vida literária de Fernando Pessoa, grande poeta português que nos agraciou com um trabalho vasto e multifacetado. Isso porque Pessoa, assim como diversos poetas, não tinha apenas 'um rosto', mas sim vários. 

E diversos nomes também. Assinando o pseudônimo de Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares; Fernando Pessoa vestiu de diversas vivências para transmutá-las em sua escrita. O resultado é o mais variado possível, o que mostra a enorme complexidade do autor. 

O motivo da minha confusão a respeito de Pessoa se dava por, justamente, tentar entender sua obra como algo cronológico e sistematizado. Ao ler a biografia máxima do autor escrita por Richard Zenith, comecei a compreender que a forma como eu tentava encaixar o poeta na história era completamente equivocada. 

Por mais que a vida e a obra de Pessoa sejam fragmentadas em diversos pontos, a biografia do autor nos conduz de forma exímia por toda a vida dele. Primeiramente, eu me intimidei muito com o tamanho do livro! Ao receber da editora Companhia das Letras, a grossura do exemplar de mais de mil páginas pode intimidar aqueles que não estejam acostumado a fazer leituras mais extensas ou não são muito fãs de biografias. 

No meu caso, o que me motivou a ler Pessoa foi o fato de eu gostar muito do poeta, além disso eu queria ter um panorama maior sobre o tempo em que ele viveu. Por isso, fui aos poucos... Tanto é que minha leitura se estendeu por uns quatro meses até o momento em escrevo essa resenha. 

Dividido em quatro partes, "O nascido estrangeiro (1888-1905)”, “O poeta como transformador (1905-1914)”, “Sonhador e civilizador (1914-1925)” e “Espiritualista e humanista (1925-1935)”; eu não saberia dizer que poderá existir uma biografia mais completa do que essa algum dia. Isso porque o trabalho de Zenith foi ímpar, sua pesquisa foi feita ao longo de 30 ANOS, onde coletou mais de 25 MIL PAPÉIS de Pessoa e todos seus heterônimos. 

Ao pesquisar mais sobre o escritor, encontrei um artigo na revista quatro cinco um que diz: "Nascido em 1956, em Washington, Zenith mora há muito na pátria de Pessoa, e até tem cidadania lusa. Aprendeu português em Florianópolis e traduziu João Cabral de Melo Neto e Carlos Drummond de Andrade, além de trovadores portugueses, Camões e Sophia de Mello Breyner Andresen. Em 2012, recebeu o Prêmio Pessoa, que reconhece as contribuições para a vida artística, literária e científica de Portugal. Foi o curador da exposição Fernando Pessoa: plural como o universo, que passou por São Paulo (2010), Rio (2011) e Lisboa (2012). Organizou os sete volumes de Obra essencial de Fernando Pessoa e a Fotobiografia de Fernando Pessoa (com Joaquim Vieira), além de volumes autobiográficos, de correspondência e outros escritos. Zenith ainda traduziu Pessoa para o inglês."

Isso se mostra de forma muito evidente na leitura da biografia: a autoridade da qual Zenith se coloca para tecer a vida de Pessoa é baseada em forte material bibliográfico, e isso se torna evidente ao ver a quantidade de dados nas referências e notas nos apêndices do livro, além de mapas e muito material de apoio! 

Enfim, esse livro é impecável e vale muito a pena para aqueles que queiram se aventurar com profundidade na vida de Fernando Pessoa! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: EM BUSCA DO REINO

  Autor(a):  Reyves L.B. Editora:   Voe Páginas: 409 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Após os acontecimentos de...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!