7 de abril de 2023

RESENHA: CONTOS DE UM FIM

 

Autor(a):  J. Antônio Andrade
Editora: Viseu

Páginas: 307
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Os contos de um fim são relatos de profecias em um mundo de descendentes de dragões, feitas por um antigo vidente Silvano. Neles, acompanhamos as aventuras de personagens-chave como: Vexxer, Misey e seu irmão Molar'Ann, Aela, Beltor e os três irmãos da realeza, filhos da floresta, Almoran, Almari e o rei Alteon.Com a tensão entre os Silvanos aumentando, acontecimentos tenebrosos dividem a família real, levando a sociedade à beira de uma guerra civil. Entrelaçando histórias independentes, o livro nos apresenta um vasto continente, ligando criaturas que nem mesmo se conhecem e jogando-as no meio de um conflito.Bestas Selvagens espalhadas pelo continente de Altaria começam a agir como um grupo organizado e é então que uma ordem secreta de Cavaleiros deve agir para impedir o derramamento de sangue e manter a paz no reino. Mas será que eles ainda conseguem fazer o que é necessário? Será que vão honrar Os Quatro Dragões?



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Contos de um fim lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de J. Antônio Andrade e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



Muito se conta sobre os Quatro Dragões, que deram origem as Quatro Raças de todas aquelas civilizações, porém, pouca coisa é clara a respeito de seus poderes e suas influências no presente.

Em "Contos de um fim", nós acompanhamos diversas trajetórias de personagens corajosos, inteligentes e ardilosos. Primeiro vamos começar com Misey'Ann (ou Misey), uma menina de origem humilde que, por se destacar na escola de magia onde estudava, recebe uma proposta muito tentadora: a de se mudar para a capital do Reino Marinho para estudar na Alta Academia de Magia Avançada de Baelom. 


Misey vê o sonho dela se tornar realidade, e mesmo contra o pedido de seus pais, acaba se mudando para o reino subaquático e conhecendo uma nova realidade ao lado de sua colega de quarto, Ali. Um catástrofe ocorre na antiga cidade onde Misey morava, e com isso todo seu futuro na escola de magia avançada pode estar em jogo. 


Entre outros personagens, nós também conhecemos Vexxer, um igniano que está prestes a completar seu Kar-Zaer, um ritual tradicional de seu povo onde a pessoa terá que entrar na floresta para fazer sua primeira caçada sozinho. 

Em um acidente, Vexxer acaba matando um jovem rapaz, um Silvano, e tomado pela culpa decide pegar o corpo do menino e levar até seu povo. Esse é apenas o ponto inicial para uma jornada que irá mudar a vida do jovem igniano. 

Bom, como vocês puderam perceber "Contos de um fim" traz diversas raças, nomenclaturas e costumes diferentes, isso porque eu só abordei dois dois personagens que tem ponto de vista nessa história! No começo isso pode intimidar um pouco, mas a forma como esses elementos são apresentados na leitura do livro te fazem mergulhar na história sem ter dificuldade em entendê-los!

Pra quem é fã de fantasia, acredito que "Contos de um fim" seja um prato cheio! Afinal esse mundo conta com um sistema político complexo, redes de magia bem interessantes e personagens extremamente cativantes! Como disse anteriormente, diversos personagens narram suas aventuras nessa história, no entanto todos eles acabam se ligando de alguma forma! 


Isso dá um senso de continuidade bem importante pra história. Na pequena sinopse que escrevi acima eu trouxe dois dos personagens que eu mais gostei e que (na minha opinião) tem o maior protagonismo do livro. Misey com certeza foi a minha personagem preferida. Amei o plot dela na universidade de Baelom e toda a construção do reino. 

Achei muito criativa a ideia de colocar uma civilização tão inteligente debaixo do mar, por isso essas cenas de Misey e Ali desbravando todo aquele território se tornaram uma das minhas preferidas. 

Esse livro foi apenas o primeiro de uma provável série. O final me deixou bem interessado pra saber o que acontecerá com os personagens dos quais eu mais me identifiquei, principalmente com Misey e seu irmão. Ainda tem muito a ser revelado, e mesmo com tanta coisa guardada pro segundo volume, acredito que "Contos de um fim" guarda em si bastante tensão e desenvolvimento dos personagens! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "OS SETE CÉUS"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler  Os sete céus: O chorar dos anjos, livro 1, de Viniciu...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!