4 de abril de 2023

RESENHA: MALENA

 

Autor(a):  Leoni Cruz
Editora: Flyve

Páginas:  645
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

"Uma aluna desconhecida andava a passos firmes. Uma garota com movimentos majestosos e uma imponência intimidadora, cortando a multidão como se não houvesse ninguém. Era um anjo diabólico caído diretamente do paraíso, feito de traços delicados e magnetismo…”Malena é uma adolescente madura, bonita e muito inteligente, mas com uma personalidade arrogante, narcisista e solitária, que reprime o peso de sua solidão e lida com uma série de problemas psicológicos em seu cotidiano colocados à prova após ser aceita em um colégio de elite como bolsista.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Malena lançado pela editora Flyve. O livro é de autoria de Leoni Cruz e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Considerada extremamente inteligente e bem articulada para sua idade, Malena acaba de entrar como bolsista em um dos colégios mais prestigiados da capital de São Paulo. Ali, a menina terá que lidar com uma nova realidade, visto que muitos de seus futuros colegas são membros da elite paulistana. 

Porém, isso não assusta a menina. Talvez por conta de seu comportamento introspectivo e, considerado por muitos, arrogante; o comportamento da menina de dezesseis anos não condiz muito com a sua idade. 


Com apenas seu pai, que vive distante por conta do trabalho, para lhe dar amparo, Malena fez da solidão uma companheira. Além disso, a menina reluta com uma série de fardos psicológicos, e tudo isso parece ganhar uma amplitude maior quando ela é colocada nesse novo ambiente educacional. 

Bom, uma das coisas que mais me surpreenderam na leitura de "Malena" foi como o autor, Leoni Cruz, consegue subverter a temática de livros "young adult" para uma coisa autoral e bem mais complexa do que encontramos por aí. Durante as seiscentas páginas desse calhamaço nós nos aprofundamos na rotina e psiquê de uma das personagens mais bem construídas que eu já li. 


O livro tem um aspecto meio crônico de mostrar a nova rotina de Malena em uma disposição de três atos, cada qual responsável por nos fazer mergulhar um pouco mais profundamente no mistério que é Malena. 

Começamos com Malena desbravando o novo. No colégio em que acabou de entrar, a garota terá que lidar com conflitos com Giovana e suas amigas, além de outros personagens que povoam a escola e acabam se relacionando com a protagonista de alguma forma. Eduardo, Guilherme, Biba e Taciana são alguns desses personagens. Eu gostei do fato de que todos eles ganham certo aprofundamento conforme vamos explorando a história. 


O livro traz uma série de questionamentos sobre a juventude de modo muito pontual e coerente. No começo eu achava Malena extremamente irritante e 'macabra' demais, logo, é incrível ver como minha perspectiva sobre a personagem foi mudando conforme ia entendendo mais sobre o passado (e presente) da menina. A mudança da qual ela passa também é impressionante. 

É sempre bom lembrar que esse livro traz alguns temas pesados que podem servir como gatilho para leitores mais sensíveis, tais como suicídio, depressão, abuso e etc. Portanto, esteja ciente de que esses tópicos serão abordados (de forma coerente e responsável, é claro). 


Nesse livro nós temos um banho de referências a cantores famosos, como John Meyer, além de uma série de autores que eu particularmente amo! (Como Jane Austen e Stephen King, por exemplo). 

Por mais que o livro seja gigante, não senti que a narrativa se perdeu! Pelo contrário, Leoni estabelece um ritmo cotidiano para sua escrita e ela se mantém coerente até o final, que traz algumas reflexões poderosas sobre as relações que criamos e os traumas dos quais podemos passar! 

Fica a dica de leitura!  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!