4 de abril de 2023

RESENHA: MALENA

 

Autor(a):  Leoni Cruz
Editora: Flyve

Páginas:  645
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

"Uma aluna desconhecida andava a passos firmes. Uma garota com movimentos majestosos e uma imponência intimidadora, cortando a multidão como se não houvesse ninguém. Era um anjo diabólico caído diretamente do paraíso, feito de traços delicados e magnetismo…”Malena é uma adolescente madura, bonita e muito inteligente, mas com uma personalidade arrogante, narcisista e solitária, que reprime o peso de sua solidão e lida com uma série de problemas psicológicos em seu cotidiano colocados à prova após ser aceita em um colégio de elite como bolsista.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Malena lançado pela editora Flyve. O livro é de autoria de Leoni Cruz e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Considerada extremamente inteligente e bem articulada para sua idade, Malena acaba de entrar como bolsista em um dos colégios mais prestigiados da capital de São Paulo. Ali, a menina terá que lidar com uma nova realidade, visto que muitos de seus futuros colegas são membros da elite paulistana. 

Porém, isso não assusta a menina. Talvez por conta de seu comportamento introspectivo e, considerado por muitos, arrogante; o comportamento da menina de dezesseis anos não condiz muito com a sua idade. 


Com apenas seu pai, que vive distante por conta do trabalho, para lhe dar amparo, Malena fez da solidão uma companheira. Além disso, a menina reluta com uma série de fardos psicológicos, e tudo isso parece ganhar uma amplitude maior quando ela é colocada nesse novo ambiente educacional. 

Bom, uma das coisas que mais me surpreenderam na leitura de "Malena" foi como o autor, Leoni Cruz, consegue subverter a temática de livros "young adult" para uma coisa autoral e bem mais complexa do que encontramos por aí. Durante as seiscentas páginas desse calhamaço nós nos aprofundamos na rotina e psiquê de uma das personagens mais bem construídas que eu já li. 


O livro tem um aspecto meio crônico de mostrar a nova rotina de Malena em uma disposição de três atos, cada qual responsável por nos fazer mergulhar um pouco mais profundamente no mistério que é Malena. 

Começamos com Malena desbravando o novo. No colégio em que acabou de entrar, a garota terá que lidar com conflitos com Giovana e suas amigas, além de outros personagens que povoam a escola e acabam se relacionando com a protagonista de alguma forma. Eduardo, Guilherme, Biba e Taciana são alguns desses personagens. Eu gostei do fato de que todos eles ganham certo aprofundamento conforme vamos explorando a história. 


O livro traz uma série de questionamentos sobre a juventude de modo muito pontual e coerente. No começo eu achava Malena extremamente irritante e 'macabra' demais, logo, é incrível ver como minha perspectiva sobre a personagem foi mudando conforme ia entendendo mais sobre o passado (e presente) da menina. A mudança da qual ela passa também é impressionante. 

É sempre bom lembrar que esse livro traz alguns temas pesados que podem servir como gatilho para leitores mais sensíveis, tais como suicídio, depressão, abuso e etc. Portanto, esteja ciente de que esses tópicos serão abordados (de forma coerente e responsável, é claro). 


Nesse livro nós temos um banho de referências a cantores famosos, como John Meyer, além de uma série de autores que eu particularmente amo! (Como Jane Austen e Stephen King, por exemplo). 

Por mais que o livro seja gigante, não senti que a narrativa se perdeu! Pelo contrário, Leoni estabelece um ritmo cotidiano para sua escrita e ela se mantém coerente até o final, que traz algumas reflexões poderosas sobre as relações que criamos e os traumas dos quais podemos passar! 

Fica a dica de leitura!  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: PLANETA CORAÇÃO

  Organizadores:   Tatiana Fazio Editora:  Viseu Páginas: 70 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Aqui, neste lugar ...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!