22 de abril de 2023

RESENHA: O HOMEM DA PATAGÔNIA

 


O HOMEM DA PATAGÔNIA 
Autor(a):  Paulo Stucchi
Editora: Jangada

Páginas: 512
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Neste thriller psicológico de tirar o fôlego, história, ficção e antigas teorias de conspiração se misturam numa vertiginosa trama de suspense, que leva o leitor à Buenos Aires dos anos 1950 e às memórias da Segunda Guerra Mundial, enquanto acontece uma verdadeira caçada humana para descobrir verdades há muito tempo enterradas nos arquivos da história.Ao aceitar o pedido de uma jovem e sedutora alemã para que tratasse de seu pai em estado catatônico, o renomado psicólogo argentino Sebastián Lindner não poderia imaginar que estaria diante de um caso que mudaria seu destino por completo – e colocaria sua vida, e a de todos a quem ama, em risco. Conforme as lembranças do misterioso paciente vão sendo acessadas, o dr. Lindner se vê diante de um antigo e terrível segredo – que remonta aos últimos dias de Hitler no bunker em Berlim. E isso poderá mudar drasticamente os rumos da história pós Segunda Guerra Mundial como o mundo conhece, fazendo o psicólogo se confrontar não apenas com a pior face do mal, mas também com seus próprios demônios. Seria o decrépito paciente Adolf Hitler em pessoa? Teria o Führer escapado dos soviéticos e sobrevivido à queda de Berlim? Ou ele não passaria de um impostor?

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O homem da patagônia lançado pela Jangada. O livro é de autoria de Paulo Stucchi e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Sebastian Lindner, um célebre psicólogo da Argentina, não tinha ideia de que sua sorte mudaria drasticamente quando ele concordou em tratar um paciente catatônico a pedido de uma encantadora jovem alemã.  

No entanto, investigando as memórias deste paciente enigmático, o Dr. Lindner descobre um segredo antigo e horrível que remonta aos dias de morte de Hitler no bunker de Berlim.  As implicações dessa descoberta podem servir de grande impacto para a história pós-Segunda Guerra Mundial, obrigando os psicólogos a confrontar não apenas as profundezas da depravação humana, mas também seus próprios demônios interiores.  

O paciente falecido, ao que parece, não era outro senão o próprio Adolf Hitler.  Isso levanta a questão: o Führer escapou das garras dos soviéticos e sobreviveu à queda de Berlim, ou tudo isso é uma farsa elaborada?

Como grande fã de ficção histórica que eu sou, a sinopse desse livro já foi o suficiente para me fazer mergulhar na história de "O homem da patagônia". E, por sorte, eu encontrei esse livro do selo Jangada, da editora Pensamentos, entre as diversas opções do gênero. 

Isso porque o livro é extremamente viciante, conforme o doutor Lindner vai realizando as sessões de terapia com o paciente, a história que o homem vai narrando pode ser associada ao de Adolf Hitler. Esse mistério se assimila a um quebra-cabeças, da qual nós, leitores, vamos montando junto com o autor conforme a leitura vai avançando.

Eu simplesmente amo esse tipo de narrativa, onde a conspiração que vai se criando é tão bem estruturada que, aos poucos, vamos entrando no imaginário da narrativa e adotando daquela crença de que aquilo foi realmente o que aconteceu! 

Inclusive, muito dessa história é baseada em registros e hipóteses reais! Pois depois da Segunda Guerra Mundial, muitos grupos nazistas tentaram se reagrupar em outras localidades, principalmente na américa do sul! Por isso a teoria de que Hitler teria vindo para a Argentina após a queda de seu império tem grande força nas teorias das conspirações. 

A história é eletrizante do início ao fim e eu indico fortemente para quem ama um suspense histórico bem conduzido! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!