30 de maio de 2023

RESENHA: CHUVA DE VENTO

 


Autor(a):  Breno Leite Brito
Editora: Viseu
Páginas: 134
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Judith é uma mãe intensa e determinada que tenta há anos se reconciliar com seu filho mais velho, André. O rapaz mora na casa da avó desde os quinze anos, quando os pais se divorciaram, e Judith sofre com o afastamento todos os dias. Porém, com um ano novo batendo à porta, ela decide viajar para a casa da mãe, em Maceió, para tentar uma reconciliação. E nessa viagem repleta de surpresas, Judith vai perceber que uma chuva de vento às vezes pode se transformar numa tempestade.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Chuva de vento lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Breno Leite Brito e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



Os últimos dias de dezembro se aproximam quando Judith decide ir até Maceió visitar sua mãe e seu filho que, há algum tempo, foi morar com ela. O relacionamento de Judith com seu filho, André, não é dos melhores. Na verdade, faz cerca de três anos que eles sequer conversam entre si, pois por mais que a mãe tente, o filho evita quaisquer contatos. 

Com isso, Judith, sua filha adolescente Amélia e a Fátima, uma mulher que trabalha como doméstica da família, parte para o município de Alagoas para tentar reestabelecer contato e passar as férias de fim de ano juntos. O clima em Maceió, no entanto, é tenso. 


Luíza, mãe de Judith, também guarda uma série de rancores da própria filha, principalmente por ela ter se divorciado cerca de seis anos atrás. É nesse clima de animosidade que as três chegam até a casa de Luíza. E para piorar, Judith descobre que seu filho não está mais morando com a avó, mas sim com sua tia, uma mulher ácida e mesquinha chamada Maria Rejane. 

Em busca de tentar recriar os laços com André, Judith então passa a descobrir mais sobre o filho durante aqueles dias, principalmente a respeito da sexualidade do garoto. Com isso, o que seria uma viagem tranquila de fim de ano se torna um temporal de mágoa, ressentimento e novas descobertas para todos. 



Com cerca de duzentas páginas, "Chuva de vento" trás uma protagonista incrível chamada Judith, mãe que tenta reestabelecer o contato com seu filho depois de tanto tempo longe. Por mais que tenha suas falhas, Judith está disposta a tentar superá-las para reaver seu diálogo com André, e isso é lindo de se acompanhar durante a leitura. 

Isso porque a hospedagem de Judith, Fátima e Amélia na casa de Luiza não é nenhum pouco fácil. A matriarca da família é uma mulher extremamente conservadora, agressiva e ácida. É muito difícil não sentir um ranço gigante dessa mulher! Dela e da irmã de Judith, a Jane. Deu vontade de entrar na história e jogá-las pra bem longe. 


Mas no meio de tanto caos, é incrível ver como Judith consegue, aos poucos, reestabelecer contato com seu filho no meio há tantas descobertas. Parece até que eles estão se vendo de verdade pela primeira vez, já que toda aquela fase de culpa e ódio cego que nutriam um pelo outro já se encerrou. 

Nisso, o autor consegue estabelecer uma ótima narrativa. Trabalha então temas como aceitação, relacionamentos tóxicos dentro da própria família e empatia de uma forma muito bem desenvolvida! 

Por mais que a história traga elementos tão intensos, ela é super fluída e fácil de ler! Li em cerca de dois dias e fiquei apaixonado pela trajetória de alguns personagens! Ideal para quem quer um livro que desenvolva relacionamentos familiares com maestria! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!