12 de maio de 2023

RESENHA: LAILA

 


Autor(a):  Vanessa Silla 
Editora: Class
Páginas: 328
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Eis aqui um livro-viagem, um romance-ciclone, um libelo-literário de alta voltagem. Se o universo da prosa ficcional costuma ser estruturado pelo uno, em Laila, o que temos é o domínio do verso, do diverso se derramando pelos capítulos, todos vívidos, de contínua intensidade, criando um efeito de sedução que nos captura pela sua trama urdida com autenticidade. Laila, personagem singular, que nos enreda, nos atiça, nos comove, nos provoca, é a voz reinante. Mas não está só: o imbricamento da malha narrativa nos traz a mãe legastênica, o cão Chora Menos, o muso Tuio, Lourdinha, Zayn e outros tantos personagens alçados com uma dicção que funde a oralidade e a linguagem das redes digitais em diálogos díspares, dinâmicos, diligentes. Fique de olho também, leitor de profundas camadas, na avó de Laila. Você verá que os eventos desta obra original se assemelham a episódios de ficção seriada, nos quais os fatos, vibrantes, provocam pontos de viradas e desdobramentos inesperados, arrastando-nos para uma imersão total no mundo desvelado aos poucos, mas plenamente, pela protagonista. Os topos concretos se alternam entre o Brasil, a Espanha, o Marrocos, mas os virtuais se espraiam pelo planeta inteiro da cibercultura. E, ao mesmo tempo em que os devices tecnológicos são ubíquos na história, o humano se arvora na temática sombria do tráfico de pessoas. Com Laila, Vanessa Silla nos oferece um relato-dança, ao estilo de Rumi. Prepare-se: você não vai ler um livro, vai viver uma experiência (de leitura) inédita.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Laila lançado de pela editora Class. O livro é de autoria de Vanessa Silla e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



Laila é um livro fascinante e cativante, que apresenta a história de Laila, uma jovem youtuber que vive em busca de likes e novidades na internet. A narrativa começa com a descoberta de um jovem menino chamado Guilherme (conhecido como Tuio) na rua, que acaba por envolver Laila em uma trama que que envolve muitas viagens e descobertas pessoais.


Ao longo da história, a autora apresenta uma construção rica e envolvente dos personagens, especialmente Laila, que evolui e se desenvolve conforme a trama avança. A protagonista apresenta suas inseguranças, medos e descobertas pessoais, revelando-se uma personagem forte e cativante.


A relação de Laila com sua avó e seu cachorro é outro destaque positivo da obra, trazendo um toque de sensibilidade e humanidade à trama. Além disso, a autora aborda temas importantes e relevantes, como tráfico humano, família, relações pessoais, traumas... Tudo isso de uma forma muito responsável, tornando a leitura ainda mais interessante e enriquecedora.


Com uma escrita fluida e cativante, "Laila" é uma obra envolvente que ensina muito sobre a vida e sobre o ser humano. Com capítulos curtos e uma narrativa em primeira pessoa, a autora nos leva a viajar pelos cenários da história, pois aqui a personagem viaja para Marrocos, e muito da geografia e cultura do lugar são explorados de forma exímia por Vanessa. Confisso que fiquei morto de vontade de ir pra lá depois de terminar de ler esse livro.

Recomendado para aqueles que buscam uma história única, cativante e com temas relevantes, "Laila" é uma leitura imperdível que nos leva a refletir sobre a vida e a nos emocionar com as descobertas e desafios enfrentados pelos personagens, vale falar que os secundários são incríveis, Álvaro, Zayn, Tuio, Tia Pilar com certeza vão ficar na sua cabeça depois de terminar a leitura. 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: PLANETA CORAÇÃO

  Organizadores:   Tatiana Fazio Editora:  Viseu Páginas: 70 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Aqui, neste lugar ...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!