17 de maio de 2023

RESENHA: RUMORES DA CIDADE

 


RUMORES DA CIDADE
Autor(a): Lucas Rocha
Editora: Alt

Páginas:  315
Ano de publicação: 2022
Leia através deste link.

Aos dezessete anos, André, morador da pequena e religiosa cidade de Lima Reis, sabe que não pode se assumir gay a menos que queira comprometer a reeleição do pai à prefeitura. Porém, uma questão familiar faz com que tio Eduardo, que o garoto nunca conheceu, volte à cidade. Logo fica claro que: a) o tio é cem por cento gay; e b) ele sobreviveu àquela cidade.Munido de uma nova perspectiva, André percebe que não é provável que ele seja o único gay de Lima Reis. Além disso, o garoto acaba encontrando diversos indícios de que seu pai possa estar envolvido em casos de corrupção. Entre manter as aparências e fazer o que é certo, André não terá como fugir de algumas escolhas e precisará enfrentar todos os rumores da cidade para seguir o caminho que acredita.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Rumores da cidade lançado pela editora Alt. O livro é de autoria de Lucas Rocha e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

André descobre que dificilmente será o único gay morando em Lima Reis, mas em uma cidade tão pequena quanto aquela, se assumir gay pode ser mais complicado do que parece, ainda mais quando seu pai concorre a reeleição como prefeito naquela mesma cidade.

 Reeleição essa que pode estar ameaçada, já que André descobre que seu pai não é tão "ficha limpa" quando aparente. Ao descobrir um provável caso de corrupção envolvendo seu pai, o menino fica em uma situação extremamente complicada, afinal ele deve seguir sua bússola moral ou defender seu pai?

E no meio de tudo isso, como ele poderá se assumir gay? Uma das únicas certezas que o rapaz também é que seu tio também é gay e conseguiu viver naquele cubículo social por muito tempo. Deveria contar com a sua ajuda? Em meio a esse mar de incertezas e descobertas, nos aventuramos no novo livro de Lucas Rocha! 

Que leitura maravilhosa! "Rumores da cidade" começa com um plot adolescente que explora muito bem questões voltadas para a fase de descobertas da qual todos nós passamos, mas Lucas vai muito mais fundo e nos coloca em uma cidade que, de certo modo, poderia ser um retrato do Brasil que vivemos. 

Isso porque André e seus amigos começam a investigar (na melhor vibe repórter-investigativo possível) a respeito dos supostos casos de corrupção de seu pai, que costumava ser prefeito de Lima Reis, e vemos como o reflexo de um governo conservador acaba refletindo na própria sociedade.

Além disso, sempre gostei da forma como Lucas consegue trazer assuntos importantes e contemporâneos de uma forma mais leve e descontraída! Foi assim com "Você tem a vida inteira pela frente" e agora com "Rumores da cidade". Gostei muito da inclusão do tio de André, que acaba voltando para a pequena cidade no momento mais preciso possível e serve de grande apoio e ajuda para o jovem André. 

A história é bem amarrada, divertida e, em certos momentos, emocionante! Pena que é tão curtinho, pois li ele em dois dias e já estou ansioso pelo próximo título do autor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!