17 de maio de 2023

RESENHA: RUMORES DA CIDADE

 


RUMORES DA CIDADE
Autor(a): Lucas Rocha
Editora: Alt

Páginas:  315
Ano de publicação: 2022
Leia através deste link.

Aos dezessete anos, André, morador da pequena e religiosa cidade de Lima Reis, sabe que não pode se assumir gay a menos que queira comprometer a reeleição do pai à prefeitura. Porém, uma questão familiar faz com que tio Eduardo, que o garoto nunca conheceu, volte à cidade. Logo fica claro que: a) o tio é cem por cento gay; e b) ele sobreviveu àquela cidade.Munido de uma nova perspectiva, André percebe que não é provável que ele seja o único gay de Lima Reis. Além disso, o garoto acaba encontrando diversos indícios de que seu pai possa estar envolvido em casos de corrupção. Entre manter as aparências e fazer o que é certo, André não terá como fugir de algumas escolhas e precisará enfrentar todos os rumores da cidade para seguir o caminho que acredita.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Rumores da cidade lançado pela editora Alt. O livro é de autoria de Lucas Rocha e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

André descobre que dificilmente será o único gay morando em Lima Reis, mas em uma cidade tão pequena quanto aquela, se assumir gay pode ser mais complicado do que parece, ainda mais quando seu pai concorre a reeleição como prefeito naquela mesma cidade.

 Reeleição essa que pode estar ameaçada, já que André descobre que seu pai não é tão "ficha limpa" quando aparente. Ao descobrir um provável caso de corrupção envolvendo seu pai, o menino fica em uma situação extremamente complicada, afinal ele deve seguir sua bússola moral ou defender seu pai?

E no meio de tudo isso, como ele poderá se assumir gay? Uma das únicas certezas que o rapaz também é que seu tio também é gay e conseguiu viver naquele cubículo social por muito tempo. Deveria contar com a sua ajuda? Em meio a esse mar de incertezas e descobertas, nos aventuramos no novo livro de Lucas Rocha! 

Que leitura maravilhosa! "Rumores da cidade" começa com um plot adolescente que explora muito bem questões voltadas para a fase de descobertas da qual todos nós passamos, mas Lucas vai muito mais fundo e nos coloca em uma cidade que, de certo modo, poderia ser um retrato do Brasil que vivemos. 

Isso porque André e seus amigos começam a investigar (na melhor vibe repórter-investigativo possível) a respeito dos supostos casos de corrupção de seu pai, que costumava ser prefeito de Lima Reis, e vemos como o reflexo de um governo conservador acaba refletindo na própria sociedade.

Além disso, sempre gostei da forma como Lucas consegue trazer assuntos importantes e contemporâneos de uma forma mais leve e descontraída! Foi assim com "Você tem a vida inteira pela frente" e agora com "Rumores da cidade". Gostei muito da inclusão do tio de André, que acaba voltando para a pequena cidade no momento mais preciso possível e serve de grande apoio e ajuda para o jovem André. 

A história é bem amarrada, divertida e, em certos momentos, emocionante! Pena que é tão curtinho, pois li ele em dois dias e já estou ansioso pelo próximo título do autor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!