8 de junho de 2023

RESENHA: O CLAMOR DAS LUZES (TENKHÜKAI)

 


Autor(a):  Guilherme Lucian 
Editora: Editora Letramento
Páginas: 192
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Luzes intensas abraçam o mundo no dia em que cinco pessoas desaparecem, e seu clamor os conduz a uma dimensão jamais vista. Sophia, Akira, Henrique, Ethan e Victor são transportados para outra realidade, embora não saibam por quem ou por que. Será tudo um sonho, afinal?

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O clamor das luzes, primeiro livro da série Tenkhükai lançado pela editora Letramento. O livro é de autoria de  Guilherme Lucian e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


O destino parece não conhecer as fronteiras entre planos de existência. Assim, ele acaba por unir cinco pessoas completamente diferentes para um único objetivo: manter Lúcifer aprisionado em um outro plano, exilado. 

É assim que conhecemos Akira, Henrique, Sophia, Victor e Ethan. Cinco pessoas que estão em diferentes momentos de suas vidas que, em um átimo, são retiradas de sua realidade e jogadas no plano desconhecido de Tenkhükai, uma dimensão tomada por uma magia ancestral e pela presença de Guardiões, seres de poder que resguardam os limites daqueles planos.  



O grupo, no entanto, tem outras preocupações: sair de Tenkhükai. Para isso, eles terão que encontrar Arious, um homem que cruzou as fronteiras entre realidades há muito tempo. Agora, Arious é um dos únicos capazes de ajudar o grupo, só que para isso eles terão que cruzar boa parte daqueles terrenos para chegar ao seu destino. 

Nesse meio tempo, todos ali serão postos a provas individuais que irão testá-los em seu âmago. Enquanto isso, uma ameaça se espreita entre os selos que separam os planos, e talvez a única forma de derrotar essa ameaça esteja entre os jovens que foram recém enviados a Tenkhükai. 



Meu primeiro contato com a escrita de Guilherme Lucian foi feita através de O Clamor das luzes, primeiro livro da série Tenkhükai. Logo de começo, me impressionei com o tom épico que o autor adota para tecer sua narrativa, que neste primeiro livro se divide em duas partes. 

Na primeira, intitulada "Da chegada dos escolhidos", nós começamos com uma estrutura que divide os pontos de vista dos personagens através de capítulos diferentes. Isso é interessante, pois nos faz conhecer os principais núcleos de personagens logo no começo da narrativa! Mesmo assim, confesso que fiquei um pouco confuso no início da leitura, mas logo peguei o ritmo e depois disso as coisas fluíram melhor.   

Além de uma introdução aos personagens já citados, temos um leve vislumbre dessa nova dimensão e dos perigos que se espreitam conforme o grupo precisa passar por regiões desérticas e mares revoltos. Conhecemos personagens como Casciãn, comandante das tropas Lithiûs; e criaturas fantásticas (que funcionam de forma própria, tecendo uma mitologia para este mundo tão fantástico). 


Já a segunda parte, intitulada "Dos primeiros ventos da tempestade", temos um vislumbre maior do plot geral! Isso porque essa parte é repleta de ação e desenvolvimento da trama em si. Acredito que a divisão foi bem útil a história, pois agora que já conhecemos melhor os personagens, podemos nos aventurar no enredo em si. 

Tanto é que as cenas de ação nesse segundo ato são maiores e de proporções mais épicas! Um fator bem positivo para quem gosta de livros que tenham essa grandiosidade. Além disso, Lucian demonstra um grande controle sobre a complexidade de seus personagens, oferecendo reflexões sobre filosofia, arte em si e existencialismo (eu amei essas partes e principalmente alguns dos diálogos presentes).


Por fim, achei esse primeiro livro incrível. Por mais que a escrita do autor seja rebuscada, consegui terminar o livro em pouco mais de uma semana e mal posso esperar para ler a segunda parte  (que já tem nome!). Tenkhükai: A ruína das realidades, já está em pré-venda no site da editora Letramento! Ansioso estou para esse novo capítulo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: CORDÉIS — MITOS VIVOS

  Organizadores:    vt Suzumura  Editora: Independente Páginas: 185 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. O imaginári...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!