24 de junho de 2023

RESENHA: O FILHO DE BERTA

 


Autor(a):  Artur Laizo
Editora: Independente
Páginas: 193
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Giuliano e Wanderley são casados. Depois de vários desacertos nas suas vidas, inclusive casamentos heterossexuais, os dois, com os corações partidos, se encontraram em uma manhã, enquanto corriam na Praça do Bairro Bom Pastor em Juiz de Fora. Amor a primeira vista? Os dois ainda têm muito que sofrer com a vida que escolheram. Programada uma viagem inesquecível à Itália, os dois encontram uma amiga de longa data, Berta, que os conduz pelas ruas de Roma. Empolgação de conhecerem a terra que tanto sonharam, os três tomam um porre e acordam na mesma cama.Já no Brasil, eles recebem uma carta de Berta dizendo que estava grávida. De quem seria esse filho? Conheçam as aventuras de Giuliano e Wanderley.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O filho de Berta lançado de maneira independente O livro é de autoria de  Artur Laizo e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.


"O Filho de Berta" é um romance escrito por Artur Laizo que conta a história de Giuliano e Wanderley, um casal que passou por muitas dificuldades em suas vidas, incluindo casamentos heterossexuais anteriores. Com os corações partidos, eles se encontram em uma manhã enquanto corriam na Praça do Bairro Bom Pastor em Juiz de Fora.

Embora o encontro tenha sido amor à primeira vista, Giuliano e Wanderley ainda têm muito a enfrentar em suas vidas juntos. Eles planejam uma viagem inesquecível à Itália, onde encontram uma amiga de longa data chamada Berta, que os guia pelas ruas de Roma. Empolgados por estar na terra dos seus sonhos, os três acabam bebendo demais e acordam juntos na mesma cama.


De volta ao Brasil, eles recebem uma carta de Berta revelando que ela está grávida. Agora, surge a pergunta: de quem seria esse filho? A partir desse ponto, os leitores são levados a acompanhar as aventuras de Giuliano e Wanderley, enquanto eles enfrentam desafios e descobrem os segredos que envolvem a paternidade do filho de Berta.

Bom, esse é meu primeiro contato com a escrita de Artur Laizo e confesso que fiquei surpreendido pela qualidade desse livro que, apesar de ser curto, traz uma história potente sobre amor, imprevistos do destino e superação de obstáculos. Tanto Guiliano quanto Wanderley são personagens incríveis que oferecem um ótimo protagonismo dividido nesse romance. 

Pra começar, temos Wanderley. Esse personagem me cativou muito por conta de sua história. Por ter crescido em um lar católico, Wanderley acabou tendo diversos conflitos com a família após ter descoberto sua sexualidade, além da mãe e do pai extremamente conservadores, Wanderley era casado com Lígia, uma mulher extremamente maldosa que atormenta Wanderley até hoje por não aceitar que o ex-marido tenha se divorciado dela e esteja em um relacionamento com outro homem. 


Esses conflitos são explorados em diversos capítulos que funcionam como flashbacks. Neles, podemos conhecer melhor a história dos dois personagens e todas as outras figuras que orbitam em seus círculos sociais!

Assim, conhecemos Berta, uma mulher independente que ajuda o casal a aproveitar o máximo da viagem deles a Itália. O livro nos leva para lugares no sul da Itália, Vaticano em capítulos rápidos e bem empolgantes. Eu sinceramente amei essa parte do livro. 


Após a viagem e a revelação de Berta, o conflito se estabelece na trama por conta do que fazer com a notícia. Afinal, enquanto um se anima com a possibilidade de ser pai, o outro tem ideias contrárias. Ver como eles tentam criar diálogos para resolver a situação é um dos pontos altos desse livro.

O final é incrível! Gostei muito de como tudo se resolve e fiquei muito feliz pelo fato do autor nos oferecer sobre a possibilidade de refletir sobre questões universais relacionadas à identidade, família e as escolhas que moldam nossos destinos. Isso sem perder o humor em seus personagens e a complexidade da narrativa! Mais do que indico esse livro pra vocês! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!