13 de junho de 2023

RESENHA: SONHOS E AMORES

 


Autor(a):  Johnny Souza
Editora: Novos Ases 
Páginas: 97
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

A história de José, um brasileiro peregrino em São Paulo, seu amor torto por Francisca, seus sonhos incompletos e seu destino solitário. Uma jornada de descoberta e redenção.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Sonhos e amores lançado pela editora Novos Ases. O livro é de autoria de  Johnny Souza e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



Em "Sonhos e amores" nós desbravamos a vida de José, um homem que nasceu em uma cidade pequena e que vive sua infância em um lar instável e demarcado por violência por conta de seu pai, um agressor com problemas de alcoolismo e que torna a vida de José e de sua mãe, Rosa, extremamente difícil. 

Em uma situação limite, José é enviado para a casa de sua tia, que mora na capital. E dali o rapaz começa a viver sua jornada pelas estradas de um Brasil que acaba de sair do regime da ditadura e passa por mudanças constantes. Essas mudanças, são singelas em comparação com aquelas que acontecem com Zé. 

Após um tempo trabalhando com caminhoneiros, é oferecido ao jovem uma oportunidade de ir para São Paulo trabalhar em uma fábrica. É no litoral paulista que Zé tem sua primeira experiência com o mar e com o amor, ao conhecer uma mulher chamada Margarida. 

É com Francisca, no entanto, que Zé acaba tendo uma relação mais duradoura. Enquanto trabalha como taxista, o rapaz acaba por se aprofundar em novas experiências, conhecer novas pessoas (como o argentino chamado Martín), e revisitar traumas de seu passado. 


Que leitura incrível. Em poucas páginas, Johnny Souza consegue reconstruir em seu livro um Brasil em plena mudança e um personagem extremamente complexo e bem desenvolvido. Acredito que a história de Zé possa ser relacionada com a de muitas pessoas (por isso o nome mais 'comum' para o personagem), no entanto, ela não deixa de ser intensa e visceral. 

O livro é divido em duas partes, sendo que na primeira nós temos Zé como protagonista; tudo é narrado a partir de seu ponto de vista. Essa parte aborda muito bem questões como o êxodo em pequenas cidades por situações complicadas ou falta de oportunidades, o preconceito que muitas pessoas vindas do norte e nordeste brasileiro sofreram ao tentar uma nova vida de São Paulo, além de tecer habilmente as primeiras experiências de um personagem marcado por uma infância difícil. 


A segunda parte do livro apresenta uma outra narradora, e a partir daí vemos José por outra perspectiva. Me surpreendi muito com a mudança do ponto de vista e isso acabou acrescentando muito a obra. O que temos nessa segunda parte é uma desconstrução daquilo que vimos, fiquei realmente impactado com essa parte da história e tudo que aconteceu no ato final do livro. 

Uma história emocionante, crua e bem visceral, "Sonhos e amores" traz um personagem incrivelmente humano em um cenário muito complexo e volátil. Indico muito a leitura desse livro a todos vocês!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!