Autor(a): Johnny Souza
Editora: Novos Ases
Páginas: 97
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.
A história de José, um brasileiro peregrino em São Paulo, seu amor torto por Francisca, seus sonhos incompletos e seu destino solitário. Uma jornada de descoberta e redenção.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Sonhos e amores lançado pela editora Novos Ases. O livro é de autoria de Johnny Souza e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Em "Sonhos e amores" nós desbravamos a vida de José, um homem que nasceu em uma cidade pequena e que vive sua infância em um lar instável e demarcado por violência por conta de seu pai, um agressor com problemas de alcoolismo e que torna a vida de José e de sua mãe, Rosa, extremamente difícil.
Em uma situação limite, José é enviado para a casa de sua tia, que mora na capital. E dali o rapaz começa a viver sua jornada pelas estradas de um Brasil que acaba de sair do regime da ditadura e passa por mudanças constantes. Essas mudanças, são singelas em comparação com aquelas que acontecem com Zé.
Após um tempo trabalhando com caminhoneiros, é oferecido ao jovem uma oportunidade de ir para São Paulo trabalhar em uma fábrica. É no litoral paulista que Zé tem sua primeira experiência com o mar e com o amor, ao conhecer uma mulher chamada Margarida.
É com Francisca, no entanto, que Zé acaba tendo uma relação mais duradoura. Enquanto trabalha como taxista, o rapaz acaba por se aprofundar em novas experiências, conhecer novas pessoas (como o argentino chamado Martín), e revisitar traumas de seu passado.
Que leitura incrível. Em poucas páginas, Johnny Souza consegue reconstruir em seu livro um Brasil em plena mudança e um personagem extremamente complexo e bem desenvolvido. Acredito que a história de Zé possa ser relacionada com a de muitas pessoas (por isso o nome mais 'comum' para o personagem), no entanto, ela não deixa de ser intensa e visceral.
O livro é divido em duas partes, sendo que na primeira nós temos Zé como protagonista; tudo é narrado a partir de seu ponto de vista. Essa parte aborda muito bem questões como o êxodo em pequenas cidades por situações complicadas ou falta de oportunidades, o preconceito que muitas pessoas vindas do norte e nordeste brasileiro sofreram ao tentar uma nova vida de São Paulo, além de tecer habilmente as primeiras experiências de um personagem marcado por uma infância difícil.
A segunda parte do livro apresenta uma outra narradora, e a partir daí vemos José por outra perspectiva. Me surpreendi muito com a mudança do ponto de vista e isso acabou acrescentando muito a obra. O que temos nessa segunda parte é uma desconstrução daquilo que vimos, fiquei realmente impactado com essa parte da história e tudo que aconteceu no ato final do livro.
Uma história emocionante, crua e bem visceral, "Sonhos e amores" traz um personagem incrivelmente humano em um cenário muito complexo e volátil. Indico muito a leitura desse livro a todos vocês!