29 de junho de 2023

RESENHA: UM CÃO CARAMELO E OUTROS CONTOS

 


Organizadores:  Diogo Silva & Patrícia Osandón
Editora: Independente
Páginas: 210
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Um cão caramelo e um caminhoneiro de coração mole que se tornam companheiros inseparáveis. Uma garota de vestido florido e um garoto atrapalhado que descobrem o primeiro amor. Uma massagista que não gosta do cheiro de protetor solar. Uma vovó que tem um peguete. Uma menina e o seu melhor amigo: um gato. Um pirata e um papagaio viajantes no tempo. A assistente de um sujeito desastrado. Um homem que não gosta de pequi. Um escritor em crise com os seus personagens. O que todos eles têm em comum? As narrativas de “Um cão caramelo e outros contos” estão ligadas por uma linha sutil que envolve muito mais do que a cor amarela e suas variações: é o amor o sentimento que move cada um dos contos desta coletânea. Mergulhe na história destes e outros personagens que são a cara do Brasil!

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Um cão caramelo e outros contos lançado de maneira independente. O livro é de autoria de  Diogo Silva e Patrícia Osandón e a resenha foi escrita por Leonardo Santos


"Um cão caramelo e outros contos" é uma obra encantadora que nos leva a uma jornada emocional através de diversas histórias entrelaçadas. Cada conto nos presenteia com personagens únicos, situações cômicas e um tanto dramáticas em uma gama de emoções que me fez rir e me emocionar do começo ao fim! 



Dez contos compõem esse livro incrível. Em todos eles, acompanhamos personagens amáveis (e outros bem detestáveis), em seus altos e baixos da vida. É surpreendente como todos os contos estão conectados, não apenas pela cor amarela, mas principalmente pelo tema central do amor. Esse sentimento permeia cada história, unindo-as de maneira sutil e poderosa.

Dentre os contos, é difícil escolher favoritos, pois cada um possui sua própria magia. No entanto, alguns se destacam pela sua profundidade e impacto emocional. "Um cão caramelo" nos envolve com a relação especial entre um cão e um caminhoneiro, um homem de coração mole chamado Juvenal que adota o cão Halley,  que é nomeado como "Caramelo". Tudo o que ele precisa fazer é convencer sua mulher a aceitar o cachorro em casa, tarefa muito mais difícil do que parece.


Amei também o conto "Amarelo pequi", que traz o folgado Daniel, um homem de 35 anos, que ODEIA a cor amarelo e está passando por uma crise de meia idade, nisso, ele conhece Mariana, e sente que as coisas podem finalmente mudar. Amei a forma como o conto traz temas como encontrar uma nova motivação e também perdoar outras pessoas. 

"Um diário para Amendoim" nos emociona ao explorar a amizade verdadeira e os desafios da vida. Já em "O passeio", somos transportados para uma experiência única e memorável, e "A assistente" nos presenteia com uma história envolvente e repleta de surpresas.


Uma das características mais notáveis dessa obra é a forma como retrata o espírito brasileiro em cada um dos personagens. Eles emanam autenticidade e orgulho de suas origens. Essa representação é enriquecedora e nos conecta ainda mais com as situações das quais esses personagens passam.

"Um cão caramelo e outros contos" é uma leitura que nos faz refletir e se emocionar. Cada história nos convida a explorar os diferentes aspectos do amor, seja ele romântico, amizade, família ou até mesmo o amor pelos animais de estimação. A escrita é fluida, envolvente e capaz de nos transportar para situações que ecoam em nossas próprias vidas, um grande mérito da dupla de autores, tanto o Diogo quanto a Patrícia!


Recomendo fortemente esse livro a todos os leitores em busca de uma leitura tocante e cativante. As narrativas são repletas de elementos positivos, desde a diversidade dos personagens até a capacidade de nos fazer mergulhar em diferentes emoções. "Um cão caramelo e outros contos" é extremamente divertido, e o último conto é uma bela surpresa para quem leu todos os anteriores, fica a dica! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "OS SETE CÉUS"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler  Os sete céus: O chorar dos anjos, livro 1, de Viniciu...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!