29 de junho de 2023

RESENHA: VALE DO LÍRIO BRANCO

 


Autor(a):  Célia Sampaio
Editora: Viseu
Páginas: 292
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Bem vindos ao Vale do Lírio Branco, um local tão sombrio quanto sua rainha. Diana, a demônia impiedosa, visceral e belicosa. Seu reino não poderia ser diferente já que reflete sua personalidade. O reino tem três luas no céu e é abençoado pela deusa Lilith. Essa bênção é o que possibilita à impiedosa Diana, filha de Lúcifer, poder escolher entre sua natureza cruel e a benevolência em seu reinado. Esse conflito é sua maior luta interna; sua crueldade e aversão ao amor, devido a um passado sombrio, afeta sua relação com Dragon, seu amor de infância, e Ghost, sua melhor amiga. Imagine ser uma demônia, a única num mundo fantástico, ter poderes ilimitados e ser uma rabugenta cruel, o que você faria se pudesse lidar com os problemas estalando os dedos? Diana mata, com requintes de crueldade, qualquer um que cruza seu caminho. Luta consigo mesma todos os dias para fugir do amor dos amigos. Será que sua crueldade passa ilesa de inimigos? Quanto tempo será que as amizades irão durar? Cuidado, Diana… A escuridão é solitária.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Vale do lírio branco lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de  Célia Sampaio e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


"Lírio Branco é uma grande ilha entre tantas outras, com vastos campos, florestas e lagos. Cada parte da ilha é habitada por seres magníficos, fadas, ninfas, duendes, lobos ou lobisomens, se preferir, vampiros híbridos chamados zorks, e ela, a branca como o lírio, mas nem tão branca assim. Diana, rainha do vale do Lírio Branco." 

É nesse ambiente fantástico que conhecemos Diana, a rainha onipotente do vale do Lírio Branco. Por vir de divindades e ser considerada uma deusa entre as demais criaturas, Diana é temida por muitos do vale do Lírio Branco e é considerada praticamente imortal. 


Todo esse poder espelha em sua personalidade: o comportamento brusco, rude e até mesmo mimado de Diana com certeza torna sua presença muito mais ameaçadora, por isso poucos são aqueles que realmente tem uma interação real com a rainha. 

Entre eles está Dragon, seu fiel soldado do qual cresceu ao lado da rainha e tem a habilidade de se transformar em um dragão (o nome já denuncia, eu sei), Pharrel, que veio refugiado de outro reino para o Lírio Branco, Lou e Ghost. Eles compõem o mundo de Diana e, conforme ameaças externas começam a desestabilizar essas amizades, Diana se vê em um um estado de vulnerabilidade que nunca esteve antes. 


O que eu mais gostei em "Vale do Lírio Branco" é o fato da autora, Célia Sampaio, trazer todos esses elementos de alta fantasia em um plot que fale sobre a busca por identidade. Diana, por mais poderosa que seja, carece em uma enorme variedade de qualidades sociais. Seu aspecto vil e, muitas vezes, cruel, afasta todos aqueles que tentam se aproximar. 

Em muitos capítulos a autora explora isso de forma brilhante, principalmente por causa do plot de traição que se esgueira pelos corredores de seu castelo. Nisso, Diana se desenvolve nessas quase trezentas páginas de uma forma incrível e bem poderosa. 


Além disso, o livro traz um conflito bem interessante conforme reinos vizinhos criam estratégias para tirar Diana do poder. É muito legal ver esse lado mais político da obra, mesmo que ele não seja o foco principal desse livro. A história também conta com elementos mitológicos e uma construção de mundo bem interessante, por isso temos capítulos que se passam no passado e mostram a origem fantástica de Diana e também sua ascensão ao posto de rainha do vale do Lírio Branco, esses capítulos foram alguns dos meus preferidos em todo o livro. 


Existe uma tensão GIGANTE envolvendo Dragon e Diana e eu simplesmente AMEI cada parte da jornada desses dois personagens incríveis! Desde quando cresceram juntos até a parte final do livro, esses dois com certeza são aqueles personagens que vão ficar na sua mente depois de terminar a história. 

O final é bem fechado e deixa poucas portas abertas para uma continuação, mas nunca se sabe! Até agora eu amei acompanhar esse enredo tão gostoso e fluído e mal posso esperar para ler algo novo da Célia, seja nesse ou em outro mundo! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!