11 de agosto de 2023

RESENHA: ALÉM DA FUMAÇA

 


Organizadores:  Edvaldo Silva  
Editora: Labrador
Páginas: 208
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Na Berlim Ocidental, em 1987, o taxista Bruno Fischer é designado a conduzir a passageira Ingrid Bergunson, uma brasileira tão bela quanto enigmática, do aeroporto até a Igreja de São Nicolau, no lado dominado pelos soviéticos. Contrabandista de itens do espólio nazista, Ingrid retorna a São Paulo para negociar a venda do quadro recém-adquirido, mas desaparece sem deixar vestígios. Amanda, sua filha, decide então refazer os últimos passos da mãe na tentativa de encontrá-la, o que a coloca diretamente no encalço do taxista. Enquanto Bruno e Amanda procuram por rastros de Ingrid, envolvendo-se em uma trama internacional cada vez mais obscura, perigosas organizações secretas iniciam uma perseguição implacável pelo quadro roubado. Com um ritmo eletrizante, Além da fumaça traz à tona os sofrimentos remanescentes da Segunda Guerra em uma sociedade prestes a derrubar o último muro que dividia o mundo.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Além da fumaça lançado pela editora Labrador. O livro é de autoria de Edvaldo Silva e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.


Em uma Berlim Ocidental de 1987, o motorista de táxi Bruno Fischer recebe a incumbência de conduzir a enigmática e bela passageira brasileira, Ingrid Bergunson, até a Igreja de São Nicolau, situada no território sob domínio soviético. Para isso, ele deverá atravessar a barreira que divide a Alemanha em uma viagem que pode ser um tanto perigosa. 


Após concluir sua viagem, Ingrid, uma contrabandista de artefatos nazistas, regressa a São Paulo com o propósito de negociar a venda de uma recente aquisição artística, mas desaparece sem deixar quaisquer rastros. Sua filha, Amanda, decide então trilhar os últimos passos da mãe na esperança de encontrá-la, o que a coloca diretamente no encalço do taxista.

Conforme Bruno e Amanda investigam em busca de indícios sobre Ingrid, envolvem-se em uma trama internacional cada vez mais obscura, na qual perigosas organizações secretas empreendem uma impiedosa perseguição pelo quadro roubado que vai de encontro a Segunda Guerra Mundial e todas as calamidades que aconteceram durante esse tempo tão obscuro. 


Fazia muito tempo que eu não lia um suspense histórico, e graças a narrativa de Edvaldo Silva eu pude voltar a esse gênero que tanto amo de uma forma triunfal! "Além da fumaça" não fica atrás de grandes best sellers do tipo de forma alguma. Isso porque desde as primeiras páginas já somos envolvidos em uma trama internacional repleta de mistério — que vai crescendo até o arco final do livro. 


Pra começar, toda a ida de Ingrid (que usa o nome falso de Olga nessa viagem), é super suspeita. Acompanhamos a jornada de Ingrid através dos olhos de Bruno, personagem do qual eu achei super carismático e que conduz muito bem o arco inicial da história. Nessa primeira parte, conhecemos uma Alemanha ainda dividida pelo muro... O autor consegue evocar muito bem a tensão e a politicagem envolvendo esse período tão instável da história. 

Depois do desaparecimento de Ingrid é que as coisas começam a se complicar, quando Bruno e a filha de Ingrid, Amanda, começam a investigar o paradeiro da contrabandista, diversos personagens da história passam a ser suspeitos. Solomon e seu filho Clóvis, que iam comprar o quadro dela, o ex-marido de Ingrid; Ivar... A lista é enorme, logo, nós leitores passamos a criar teorias sobre o que pode ter acontecido com a mulher. 


Todo o suspense é super bem construído. Fiquei impressionado também com a quantidade de informações e contextos históricos que o autor utilizou para construir seu romance. Sem dúvidas ele deve ter pesquisado muito para poder trazer uma trama verossímil e bem trabalhada em em aspecto literário e histórico também! 


Por fim, fica a minha indicação para quem quiser ler uma narrativa que mistura elementos históricos e um grande suspense investigativo! O livro é curto, tendo uma média de duzentas páginas, e com uma escrita super fluída! Por favor, leiam! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!