21 de setembro de 2023

RESENHA: ALÉM DO VÉU

 


Organizadores:  Igor P. T. Girão
Editora: Gatos e Histórias
Páginas: 508
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Depois de um evento sobrenatural no seio da floresta amazônica, o guarda-florestal Samuel se vê enredado no meio de acontecimentos que desafiam os pilares do que para ele, eram a realidade. “Além do Véu” apresenta um anjo que viveu como ateu e agora precisa acreditar que é um herói, mas será que ele é mesmo? Nessa eletrizante narrativa as percepções de bondade e maldade se misturam e se convergem sob as faces de uma história de amor e sacrifício, de auto conhecimento e superação, de aprendizado e perdão. É perigoso subestimar o papel de qualquer pessoa. Somos responsáveis pelo nosso destino, ou tudo já foi escrito?


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Além do Véu lançado pela editora Gatos e Histórias O livro é de autoria de Igor P. T. Girão e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.


"Além do Véu" é uma obra de fantasia nacional escrita por Igor Girão que me levou a uma viagem fascinante pelo Brasil, repleta de elementos sobrenaturais, personagens conhecidos na cultura e do folclore brasileiro, além de uma narrativa complexa e que guarda uma série de mistérios. .

A história nos apresenta Samuel, um guarda-florestal que, após um evento sobrenatural na exuberante floresta amazônica, experimenta uma transformação surpreendente. Ele ressurge como um anjo, mas com seu espírito ainda preso ao seu corpo físico.



Samuel "atravessa" o Véu e nesse outro lado ele conhece uma nova realidade. Ali, ele conhece  Bakiraka, uma onça tomada por um espírito que o guia; além de  Anauã e Achante, figuras essenciais para que Samuel consiga entender onde está o que aconteceu com ele. 

A partir desse momento, Samuel é levado a deixar para trás sua vida anterior e se mudar para a vibrante cidade de Fortaleza. Sua missão? Tornar-se o anjo guardião de Brenda, uma jovem que reside em uma pensão na cidade. Mas tornar-se um anjo em plenitude (logo ele, que se considerava um ateu), não será uma tarefa fácil, muito menos zelar por uma humana da qual ele passa a nutrir grande sentimento. 


Ler "Além do Véu" foi uma experiência incrível, e isso talvez tenha acontecido por conta dos personagens extremamente carismáticos e complexos que Igor conseguiu escrever. Além de Samuel e Brenda, somos apresentados a figuras como Spyke, um anjo punk cheio de atitude, e personagens sobrenaturais, como um mestiço dono de uma boate no território sobrenatural chamado Izac e uma bartender intrigante chamada Anita. Cada um desses personagens tem alguns segredos e muitas oportunidades de fazer com que o livro de Igor brilhe muito. 


O autor, Igor Girão, demonstra sua maestria ao ambientar a história em cenários brasileiros. Ele incorpora com maestria elementos da cultura nordestina e a atmosfera de Fortaleza, além de figuras que conhecemos do imaginário brasileiro e indígena! Essas referências enriquecem a narrativa, tornando-a uma das poucas que evocam os elementos da nossa cultura para o campo da literatura fantástica. 

O começo da narrativa não é dos mais fáceis, isso porque Igor não apressa os eventos de sua história para deixá-la mais fácil ou apressada ao leitor. Os diferentes núcleos de personagens (tanto de Izac, como de Júlio ou Samuel) pode confundir o leitor no começo, além das descrições mais elaboradas do autor. Mas peço que deem uma chance e passem das primeiras páginas, pois à medida que nos familiarizamos com o estilo do autor, a história ganha fluidez e profundidade e o resultado se torna super positivo! 



"Além do Véu" é uma obra que merece ser lida por aqueles que desejam explorar a riqueza da fantasia brasileira. Com personagens bem desenvolvidos, referências culturais fascinantes e um enredo cheio de reviravoltas, a história de Samuel e sua jornada como anjo guardião oferece uma experiência literária envolvente e única. Apesar de seus desafios narrativos iniciais, o livro cativa com sua autenticidade e criatividade, revelando a magia oculta que permeia as terras brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!