22 de outubro de 2023

RESENHA: CONFUSÃO — O FOGO DA IRA

 


Organizadores:  Yanna Vasconcelos
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 325
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Sorria para a confusão que perturbará a sua mente! Renata Gomes é uma jovem instável, impulsiva, egoísta, e narcisista que não tolera que nada e nem ninguém entre em conflito com seus desejos e suas atividades. É uma garota para além do bem e do mal, pois apesar da ausência de sentimentos que a faz ser extremamente violenta quando se sente ameaçada, Renata acredita que todas suas ações são plenamente justificáveis.Ela eleva a maneira como desenvolve seu hobby quase ao nível de arte ou de ciência: causar dor, sentir dor e testemunhar dor. E, devido a sua personalidade perturbadora, uma série de mortes e desentendimentos causados por ela e por sua mentalidade doentia irão destruir qualquer um que ousar se aproximar dela.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Confusão: O fogo da ira lançado pela editora Talentos da Literatura Brasileira. O livro é de autoria de Yanna Vasconcelos e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.



No primeiro livro da série "As Cinco Realezas", nós conhecemos a vida de Renata Gomes, uma jovem de 19 anos com uma personalidade complexa e perturbadora. Renata não está nada feliz de precisar se mudar para Porto Alegre, mas não vê muitas opções já que sua mãe, Raquel, passou em um concurso público na cidade. Com isso, Renata precisa entrar em uma nova escola para finalmente finalizar o ensino médio. 

Estaria tudo bem se Renata não tivesse um estranho hobby, que ela quase eleva ao nível de arte: causar dor, sentir dor e testemunhar dor. Além desse desejo intenso, a garota tem uma habilidade que até hoje não compreende: ela consegue  acessar memórias traumatizantes de que quer que a olhe nos olhos. Além disso, desde quando se lembra, ela escuta vozes (gritos) no fundo de sua mente, a atormentando. 


Tudo muda quando Renata passa a ter visões de pessoas que nunca sequer viu. Agora, nessa cidade nova, a garota se vê ainda mais confusa em suas próprias habilidades. Ao receber de um homem estranho um colar que a remete a um conto de fadas mítico, Renata precisará descobrir qual a sua verdadeira origem e o que as outras pessoas ao seu redor tem haver com seu passado obscuro. 

Vamos lá! Primeiramente é bom avisar que "Confusão, o fogo da ira" tem uma série de temáticas que podem servir como gatilho para pessoas mais sensíveis! Temas como Bullying, automutilação, violência sexual e suicídio! Portanto, leia as indicações do livro antes de se aventurar na história. 


Um dos principais pontos desse livro pra mim foi a protagonista. Eu detestei Renata por muitas páginas durante a minha leitura! Isso porque  a ausência de empatia dela  e sua capacidade manipuladora a transformam em uma vilã intrigante e ao mesmo tempo repulsiva, enquanto ela deixa um rastro de destruição por onde passa. Mas ao mesmo tempo, existe uma carisma em sua crueldade que a torna aquelas personagens que amamos odiar. 

Outros personagens que Renata conhece por conta da escola onde passa a estudar são fundamentais para a trama: Júlio, Diego, Carla , Juliana, Julia e Julian são apenas alguns do que contracenam e que, aos poucos, vamos compreendendo melhor seus papéis na história. 

A escrita de Yanna Vasconcelos se saí muito bem nas cenas mais tensas, que são numerosas ao redor do livro. Ela nos provoca a ir até o ponto em que consideramos "O que a Renata tem na cabeça?", isso porque são diversas as cenas em que ela é extremamente manipuladora e violenta, sendo protagonista de cenas de assassinato e humilhação com terceiros. Eu realmente terminei o primeiro volume dessa série sem saber se odeio muito ou odeio pouco ela! 

Já a construção de mundo e mitologia por trás do nome da série, As cinco realezas, é mais explorado na segunda metade do livro. Foi aí que a narrativa cresceu pra mim, e eu gostei muito da forma como Yanna consegue apresentar tantos elementos sem ficar chato ou muito enfadonho!


O final é muito bem construído e responde a muitas perguntas dadas no livro, deixando o final aberto para as possíveis continuações, das quais confesso que já quero ler para ver se Renata finalmente terá uma espécie de redenção ou irá descer na espiral obscura da qual se vê envolta.  

 "Confusão: O Fogo da Ira"  desafia as convenções e oferece uma história intensa e que destoa do que encontramos por aí. É uma leitura perturbadora que permanece na nossa cabeça!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!