3 de outubro de 2023

RESENHA: POR UM MOMENTO, UM DIA, UMA VIDA OU SEI LÁ O QUÊ...

 


Organizadores:  Hugo Bessa 
Editora: Independente
Páginas: 224
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Quando um advogado bem-sucedido, mas frustrado, e uma dona de casa infeliz se envolvem em um acidente de carro, não imaginam que aquele pequeno momento que os fez colidir é definitivo e, à sua maneira, fatal. Induzidos a manterem contato por situações nem sempre alheias às suas vontades, eles acabam se transformando, o que desperta sonhos antigos, novas possibilidades, mas também dores e segredos que preferiam deixar para trás.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Por um momento, um dia, uma vida ou sei lá o quê lançado de maneira independente. O livro é de autoria de Hugo Bessa e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.


"Por um Momento, um dia, uma vida ou Sei Lá o Quê..." é daqueles livros que, ao virar a última página, nos deixa com um suspiro e um sorriso nos lábios, gratos por termos mergulhado na história de dois personagens que, mesmo em meio ao caos, encontram a beleza e o significado na imperfeição da vida.

A trama de Hugo Bessa nos apresenta Roberto, um advogado bem-sucedido, porém profundamente insatisfeito com sua trajetória e com toda a equipe o seu trabalho. Em um ápice de fúria, o homem toma a abrupta decisão de sair do emprego, e na volta pra casa acaba se envolvendo em um pequeno acidente com o seu carro. 


 Por outro lado, nós conhecemos Joana, uma dona de casa que carrega o peso da infelicidade em sua rotina extremamente enfadonha; Joana parece presa na figura maternal e de esposa do lar, e nada parece ser capaz de tirá-la desse ciclo até... bem, até um homem bater seu carro no dela. Esse acidente de carro coloca Roberto e Joana frente a frente, e é esse momento aparentemente casual que serve como ponto de partida para uma história que me surpreendeu muito.

Hugo Bessa, autor dessa obra, revela seu talento não apenas como contador de histórias, mas também como observador aguçado da condição humana. A construção dos personagens é excepcional, sendo impossível não se conectar com os dois protagonistas dessa história de imediato! Seja por conta de suas angústias, sonhos e anseios, ambos têm essas características e vê-los redescobrirem uma série de sentimentos que, até então, eles achavam que tinham perdido, é fascinante. 

Isso porque a relação entre Roberto e Joana se inicia com um enorme conflito: Roberto se responsabiliza pelo acidente e se compromete a pagar a manutenção do carro de Joana. Ela, por outro lado, teme que seu marido descubra que o carro deles foi amassado; nisso, Roberto propõe a Joana arrumar o carro em uma oficina que ele conhece, e até o carro ficar pronto os dois rodeiam a cidade e se conhecem melhor. 


A partir daí, também vamos conhecendo um pouco mais os dois personagens. E a construção deles é brilhante. Além disso, o enredo desafia a ideia do destino como algo imutável, mostrando como pequenos encontros e eventos aparentemente insignificantes podem moldar e transformar nossas vidas de maneira profunda e irrevogável. 

Mas além do enredo envolvente, "Por um Momento, um Dia, uma Vida ou Sei Lá o Quê..." é uma obra rica em reflexões. Aborda temas como sonhos, expectativas, perdas e ganhos, nos fazendo questionar nossas próprias escolhas e a importância de valorizar o presente. É um livro que nos leva a pensar não apenas sobre os personagens, mas sobre nós mesmos.

Enfim! "Por um Momento, um Dia, uma Vida ou Sei Lá o Quê..." é  uma história que exalta a rara capacidade de encontrar beleza na imperfeição, a abraçar os momentos que moldam nossas vidas e a valorizar as segundas chances que a vida nos oferece. Eu amei muito essa leitura e recomendo que você também a faça! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!