1 de outubro de 2023

RESENHA: VINDA DO INTERIOR

 


Organizadores:  Daiany Florentino 
Editora: Viseu
Páginas: 155
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Numa mistura de amor, paixão, reflexão e ressignificado, 'Vinda do Interior' é o resultado das diversas experiências que vivenciamos durante algumas relações, paixões arrebatadoras, amor próprio, finalização de ciclos, decepções e resiliências. Carrega na simplicidade de suas palavras histórias amorosas, poesias e textos que te inspiram a enxergar o quanto você pode ser capaz de ir mais além. Se você já amou alguém, com certeza vai se identificar com essa obra, se você já perdeu alguém que ama, talvez caia uma lágrima lendo alguns dos textos aqui presentes, e se você está vivenciando um grande amor, talvez sua história também esteja sendo contada nesse livro. Então, o que você está esperando para mergulhar nesse interior?


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Vinda do interior lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Daiany Florentino e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

"Do aeroporto, ela ligou e disse que estava indo passar um tempo fora para aprender a ser o centro da própria vida de novo, e ele... Ele deveria seguir sem ela, como sempre fez. Pois ela estava cansada de ficar em segundo plano até da própria vida."

Em "Vinda do Interior" de Daiany Florentino, descobri uma tapeçaria emocional meticulosamente tecida, onde cada conto e poema é um fio de reflexão que nos guia por um labirinto dos inúmeros personagens que compõem esse livro. Principalmente composto por pequenas histórias em formato de prosa e em poemas belíssimos e extremamente líricos.

Os contos, ricos em nuances, capturam os altos e baixos das relações humanas com uma precisão impressionante. Cada personagem é habilmente esculpido, tornando-se instantaneamente reconhecível com quem lê, até porque muitos de nós já passamos pelas situações que são construídas habilmente por Daiany em suas múltiplas narrativas! As tramas não apenas exploram os complexos vínculos emocionais entre as pessoas, mas também nos desafiam a examinar nossas próprias conexões com o mundo ao nosso redor.

Os poemas, por outro lado, são como janelas para a alma da autora. Cada verso é uma revelação funciona como uma confissão sutil de sentimentos que ecoam universalmente.Eu amei vários deles, que estão sem títulos em uma seção do livro. 

A força do livro reside na capacidade da autora de capturar as dualidades da existência humana: a alegria e a tristeza, o amor e a dor, a esperança e a desilusão. Florentino não apenas descreve essas emoções; ela as dissolve e as reconstitui em palavras que reverberam com autenticidade e sinceridade.

"Transborda amor
Que esacapa por uma armadura densa feita de dor
Tentou prometer a si mesmo
Que não deixaria sentir
Mas não consegue esconder tanto sentimento
Naturalmente deixa fluir"

Entre todos os poemas também presentes na obra, separei esse para mostrar para vocês! Amei muito a metáfora em "armadura densa feita de dor", descrevendo a barreira que muitos de nós construímos para nos proteger das feridas emocionais. No entanto, o poema também destaca a fragilidade dessa defesa, mostrando como o amor tem o poder de romper até as defesas mais impenetráveis. A ideia de tentar "prometer a si mesmo" não sentir é algo que todo mundo consegue se relacionar; muitas vezes, nos encontramos tentando nos proteger das emoções intensas, apenas para perceber que nossos sentimentos são intrínsecos e inevitáveis.

Ao final de cada conto e poema, fiquei com a sensação de ter vivido inúmeras vidas e experimentado uma gama completa de emoções. "Vinda do Interior" não é apenas uma leitura; é uma imersão lírica. Eu amei muito e recomendo que vocês leiam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: CORDÉIS — MITOS VIVOS

  Organizadores:    vt Suzumura  Editora: Independente Páginas: 185 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. O imaginári...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!