24 de dezembro de 2023

RESENHA: A HERAÇA DOS BEM-AVENTURADOS

 


Organizadores:  Ayòbámi Adébáyo
Editora: HarperCollins Brasil 
Páginas: 368
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Ẹniọlá é um adolescente sofrendo para pagar pela própria educação após seu pai ter perdido o emprego de professor. Enquanto trabalha como aprendiz de alfaiate e fica nas ruas pedindo por esmolas, ele sonha com um futuro melhor. Wúràọlá, por outro lado, é uma garota cuja vida fora planejada desde a infância por sua família influente, mas se transformou em uma médica exausta iniciando a carreira e vivendo um relacionamento abusivo.Durante uma grande eleição no país, quando um político local se interessa por Ẹniọlá, os caminhos dele e de Wúràọlá se entrelaçam ― apesar de suas vidas já estarem conectadas.Em seu segundo romance de tirar o fôlego, a autora de Fique comigo Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ ilumina a Nigéria como o palco de uma narrativa sobre a divisão entre os miseráveis e os abastados, e a humanidade compartilhada que vive no meio.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A herança dos bem-aventurados autoria de  Ayòbámi Adébáyo e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


"A Herança dos Bem-Aventurados" é um romance escrito por Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ que narra as vidas de dois personagens, Ẹniọlá e Wúràọlá, em meio a desafios econômicos e sociais na Nigéria. 

Ẹniọlá, um adolescente, luta para pagar por sua própria educação após seu pai perder seu emprego como professor. Ele trabalha como aprendiz de alfaiate e pede esmolas nas ruas, sonhando com um futuro melhor. Enquanto isso, Wúràọlá, uma jovem cuja vida foi meticulosamente planejada por sua influente família desde a infância, enfrenta a exaustão de sua carreira como médica e um relacionamento abusivo.


A história desse livro INCRÍVEL se desenrola durante uma importante eleição no país, quando um político local se interessa por Ẹniọlá, e os caminhos dele e de Wúràọlá se cruzam, revelando conexões que já existiam entre suas vidas. O romance aborda questões de desigualdade econômica, divisões sociais e as complexidades da humanidade compartilhada no contexto da Nigéria.

"A Herança dos Bem-Aventurados" é o segundo livro da autora Ayọ̀bámi Adébáyọ̀, conhecida por seu romance de estreia "Fique Comigo", eu não li o primeiro livro da autora, mas depois de ter lido esse ela já está na minha prioridade de leituras para esse ano! Eu simplesmente amei a forma como Ayọ̀bámi escreve e também o quão fluído é seu ritmo.


Além disso, é necessário destacar a habilidade da autora em contar histórias e explorar questões sociais e econômicas complexas que afetam personagens de diferentes classes na Nigéria. Eu fui sugado por essas páginas e acabei encontrando uma narrativa super complexa que, ao mesmo tempo, fluí super bem!


Todo o jogo político entra em coalisão nesse livro conforme essas duas famílias vão se entrelaçando, e conforme as páginas vão passando eu fui ficando cada vez mais sedento por um final que entregasse tudo, e... spoiler: ele entrega. 

Agora fica a minha deixa para ler o "Fique comigo", da mesma autora, já que me vi preso nessa história tão bem estruturada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: DA QUEDA A ASCENSÃO

  Organizadores:    J. C. Bernardo  Editora: Uiclap Páginas: 390 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Vários anos se...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!