24 de dezembro de 2023

RESENHA: TORRE ACIMA DO VÉU

 


Organizadores:  Roberta Spindler
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 384
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Quando uma névoa perigosa toma conta das cidades e seres sombrios ameaçam a vida de todos os habitantes da Terra, o que resta da humanidade se refugia no alto de megaedifícios e estabelece uma nova comunidade. Sob a proteção de uma instituição autointitulada Torre, recebem segurança e cuidados em troca de obediência e ordem.Beca e sua família têm uma relação próxima com a Torre e ganham a vida resgatando, acima do véu, objetos da antiga civilização que possam ter algum valor na chamada “Nova Superfície”. Admiradora dos esforços de seus líderes, a jovem anseia saber mais sobre o que a humanidade já foi um dia e nem imagina que esse desejo está próximo de se realizar…


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A torre acima do véu lançado pela editora HarperCollins Brasil. O livro é de autoria de Roberta Spindler e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.


Num futuro sombrio, um planeta é envolto por uma névoa densa e venenosa, desencadeando pânico e morte generalizados. Os sobreviventes, em número reduzido, buscam refúgio nos topos imponentes de megaedifícios e arranha-céus nas megalópoles. 

Nesse cenário desolador, enfrentam constantes ataques de criaturas aterrorizantes conhecidas como sombras. A sobrevivência deles está intrinsecamente ligada à proteção providenciada pela Torre, que controla os escassos armamentos e a tecnologia remanescente.


Ao longo de cinquenta anos na megacidade Rio-Aires, Beca e sua família subsistem resgatando recursos abandonados nos andares inferiores, em uma profissão inerentemente perigosa. No entanto, a vida de Beca toma um rumo ainda mais letal quando ela se envolve em uma negociação traiçoeira. Agora, ela se vê enredada em perigos e segredos que ameaçam não apenas sua própria vida, mas também a de sua família e talvez muito mais do que isso.

Ler esse livro foi uma enorme surpresa pra mim. Em sua segunda edilção, agora na Harper Collins, "A torre acima do véu" traz uma distopia, um dos meus gêneros preferidos, de uma forma super autoral, isso porque o diferencial desse livro está na abordagem realista das consequências do apocalipse.


Spindler apresenta uma sociedade fragmentada, onde as prioridades são a sobrevivência imediata e a obtenção de recursos essenciais. A tecnologia regrediu, e a vida é marcada por privações e perigos constantes. A presença das sombras, mutações grotescas que surgiram da névoa envolvem toda essa sociedade, e isso estabelece ótimos momentos na narrativa. 

A trama se desenrola quando a família de Rebeca recebe informações sobre a localização de um item raro, um cubo de energia, desencadeando uma série de eventos que os coloca no centro dos mistérios que cercam a Torre, a entidade que controla a megacidade. Além disso eu amei os personagens que rondam Beca, como o informante Rato e o manipulador líder da Torre, Emir, por exemplo.


A escrita de Roberta Spindler é MARAVILHOSA e foi uma surpresa muito gostosa pra mim, porque consegui fazer a leitura desse livro em uma semana. E ah, essa edição da Harper conta com umas ilustrações BELÍSSIMAS dos cenários e personagens da história; sério, estou apaixonado.  

Em geral, "A Torre Acima do Véu" é uma leitura cativante que se destaca pela originalidade na abordagem do gênero pós-apocalíptico. A trama é sim repleta de ação, os personagens intrigantes e o mundo meticulosamente construído pela autora foram alguns dos pontos positivos que eu curti muito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: RAZÃO E SENSIBILIDADE

  Organizadores:   Jane Austen Editora: Faro Editorial Páginas: 288 Ano de publicação: 2023 Compre através deste link. Considerado...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!