25 de janeiro de 2024

RESENHA: MIL NAVIOS PARA TROIA

 


Organizadores:  Natalie Haynes
Editora: Jangada 
Páginas: 320
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que essa guerra não foi apenas um conflito entre homens. As mulheres também tiveram um papel importante na história, mesmo que seus nomes não sejam tão conhecidos.Em "Mil Navios Para Troia", Natalie Haynes conta a história da Guerra de Troia a partir da perspectiva das mulheres. Ela traz à luz as histórias de mulheres como Helena, Pentesileia, Penélope e as três deusas que deram início ao conflito.Essa é uma história emocionante e comovente que destaca o papel das mulheres na história e na sociedade.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Mil navios para Troia lançado pela editora Jangada. O livro é de autoria de Natalie Haynes e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

"Mil Navios Para Troia" reconta a épica Guerra de Troia sob uma perspectiva centrada nas figuras femininas que acabaram ficando em segundo plano nas histórias que ecoam através dos tempos.

A trama se desenrola durante os turbulentos anos da Guerra de Troia, um conflito que se arrasta por uma década entre os gregos e os troianos. Ao contrário das versões tradicionais que se concentram principalmente nos heróis masculinos como Aquiles e Heitor, Natalie Haynes destaca as mulheres que desempenharam papéis fundamentais, mas muitas vezes negligenciados.

Helena, a figura central cuja beleza desencadeou a guerra, é explorada em detalhes, indo além da visão simplificada de uma mulher sedutora. Pentesileia, a rainha das Amazonas, é apresentada como uma guerreira feroz que se junta à batalha. Penélope, esposa de Ulisses, e suas experiências enquanto esperava pelo retorno do marido são destacadas, oferecendo uma perspectiva íntima sobre os desafios enfrentados pelas mulheres que aguardavam em casa.

Além disso, as três deusas - Hera, Atena e Afrodite - que desencadearam o conflito são exploradas em sua complexidade, revelando os motivos e as emoções por trás de suas ações.

A narrativa se desdobra não apenas como uma saga de batalhas, mas também como uma exploração das relações, motivações e emoções das mulheres que desempenharam papéis cruciais nessa guerra que já foi recontada milhares de vezes na história (seja em releituras, adaptações cinematográficas e etc). 

Ao oferecer essa perspectiva feminina, "Mil Navios Para Troia" busca redefinir a compreensão da Guerra de Troia, destacando a força e a influência das mulheres na história e na sociedade e faz isso muuito bem! 

Já consegui sentir a potência da autora no livro "Olhar petrificante", que traz uma brilhante releitura da historia de Medusa, agora a autora parece ter  ampliado seu raio para toda uma guerra e no papel fundamental que essas mulheres (mortais e deusas) possuem no cânone histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: RAZÃO E SENSIBILIDADE

  Organizadores:   Jane Austen Editora: Faro Editorial Páginas: 288 Ano de publicação: 2023 Compre através deste link. Considerado...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!