23 de fevereiro de 2024

RESENHA: DIA A DIA

 



Organizadores: João Misael Lantyer
Editora: Primeiro Capítulo
Páginas: 82
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Nestas crônicas, escrevo os mais variados textos, com um olhar no dia a dia. Um banho, um perfume ou uma carta. Há fortes conexões entre esses textos breves que acendem luzes novas na memória do leitor, o passado ainda tão recente, da pandemia, estes textos azuis, parecem intensificar a consciência de ruptura dos hábitos cotidianos e do horizonte coletivo de expectativas impostas pela pandemia.Estas crônicas têm a leveza do vento e a força do momento novo.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Dia a dia lançado pela editora Primeiro Capítulo. O livro é de autoria de  João Misael Lantyer e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.



Nestas coletânea de contos, o autor explora diversos temas observando o cotidiano com um olhar sensível. Seja um banho revigorante, o aroma de um perfume ou o significado por trás de uma carta, os textos escritos por João se interligam com suas memórias na busca de uma construção literária. 


É incrível ver como o processo ilumina lembranças frescas, especialmente do passado recente marcado pela pandemia. Esses textos, tingidos de azul, amplificam a percepção da quebra de rotinas e das expectativas coletivas impostas pelo contexto do COVID-19. 


O autor trás exemplos literários e do campo da psicologia para refletir a respeito do período pandêmico, aplicando obras como a de George Orwell e o conceito de distopia para criticar um estado que menospreza a classe menos abastada e a coloca em lugar de insalubridade nos ambientes econômicos, sociais e políticos

Além disso, João traz um panorama sobre sua infância em Porto Seguro, ou quando se mudou para Irecê e trocava carta com a sua futura esposa, que morava em Salvador, quando esteve em Veneza... Tudo isso é colocado de maneira literária e que nos aproxima da figura daquele que está tecendo essas histórias pra gente. 

.
Ler "Dia a dia" com certeza é uma experiência muito interessante, na verdade um conjunto de experiências, visto que o autor traz uma coletânea de crônicas que exploram a memória em um mundo pré e pós pandêmico de uma forma dolorosa e, ao mesmo tempo, repleta de um saudosa e complexa. 

O livro é curtinho, tendo um pouco mais de 80 páginas. As reflexões que podemos tirar dessas crônicas, no entanto, são muito vastas. Eu gostei muito de toda a experiência e o trabalho da editora Primeiro Capítulo está muito bom, li através da edição física e todo o trabalho de diagramação está impecável; esse livro é um daqueles para ter na edição física mesmo! Fica a indicação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!