21 de fevereiro de 2024

RESENHA: GUARDIÃ DE HISTÓRIAS

 



Organizadores: Sally Page
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 336
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Janice é uma guardiã de histórias de outras pessoas. Ela não lembra quando começou a armazená-las. Talvez tenha sido a partir de uma conversa que escutou por acaso enquanto limpava uma pia, espanava uma sala ou descongelava uma geladeira. Mas, no fundo, ela sabe muito bem o que a motivou a colecioná-las: a falta de uma história para chamar de sua, pois seu passado já foi há muito enterrado, e o presente ela prefere esquecer.Enquanto presta atenção no que os outros compartilham, Janice consegue duas coisas: conhecer melhor as pessoas e aumentar seu repertório. Depois de ouvir as histórias da recém-viúva Fiona e de seu filho Adam, as do cantor de ópera Geordie e as da Sra. Sim-Sim-Sim, ela tem uma visão mais precisa dessas personagens fascinantes que fazem parte da sua escala de faxinas. E recordar algumas dessas histórias ajuda Janice a passar o tempo na volta de ônibus para casa após um longo dia.Mas, quando passa a trabalhar também para a Sra. B, uma mulher astuta e geniosa de noventa e dois anos que percebe que Janice esconde alguma coisa, seu passado corre o risco de ser desenterrado. Por mais que tente, Janice não consegue escapar da teia tecida pela Sra. B para desvendar seu mistério. Em tempos áureos, a Sra. B trabalhou como espiã para o Serviço Secreto Britânico e não vai desistir de seu objetivo. Muito menos se deixar enganar.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Guardiã de histórias lançado pela editora Bertrand Brasil. O livro é de autoria de Sally Page e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


A história do livro gira em torno de Janice, uma guardiã de histórias que se dedica a colecionar e armazenar as narrativas das vidas das pessoas ao seu redor. Ela própria não possui uma história para chamar de sua, pois seu passado foi enterrado e seu presente é algo que ela preferiria esquecer. Janice absorve essas histórias enquanto realiza suas tarefas diárias de limpeza.

Ao escutar as histórias de personagens como a recém-viúva Fiona, seu filho Adam, o cantor de ópera Geordie e a intrigante Sra. Sim-Sim-Sim, Janice amplia seu repertório e aprofunda seu entendimento sobre as pessoas que fazem parte de sua rotina de trabalho. Recordar essas histórias se torna uma maneira de passar o tempo durante suas viagens de ônibus de volta para casa após longos dias de trabalho.


Quando Janice começa a trabalhar para a Sra. B, uma mulher astuta de noventa e dois anos que percebe que há algo escondido no passado de Janice. A Sra. B, que já foi uma espiã do Serviço Secreto Britânico em seus tempos áureos, está determinada a desvendar o mistério que Janice tenta manter enterrado. Apesar dos esforços de Janice para evitar que seu passado seja revelado, a Sra. B usa toda sua sagacidade e experiência como espiã para  descobrir a verdade sobre a vida de Janice.

Comecei a ler "Guardiã de histórias" de forma bem descompromissada, o livro estava me chamando na prateleira e eu decidi me aventurar em suas páginas, quando vi já estava quase na metade da história. Uma narrativa fluída e muuuito gostosinha de se ler, mas que eu ao mesmo tempo traz alguns tópicos bem interessantes para discussão — principalmente sobre o apagamento feminino e como podemos nos tornar coadjuvantes em nossas próprias histórias. 


O livro tem cerca de trezentas páginas e coloca Janice como figura chave para entendermos mais sobre a vida alheia e, assim, entendermos mais sobre ela própria. Gostei da forma como Sally (a autora) cria uma personagem de forma gradual, onde passamos a conhecer mais sobre ela conforme outra personagem, no caso a Sra B, começa a investigar mais sobre ela. 

Gente, que leitura boa de se fazer, principalmente quando você quer sair da ressaca literária. Por fim acabei me emocionando com esse livro. Enfim, fica a indicação. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "A VERDADE — A REVELAÇÃO NA SUA ESSÊNCIA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler A Verdade: A Revelação Na Sua Essência , de Tatiana F...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!