21 de fevereiro de 2024

RESENHA: GUARDIÃ DE HISTÓRIAS

 



Organizadores: Sally Page
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 336
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Janice é uma guardiã de histórias de outras pessoas. Ela não lembra quando começou a armazená-las. Talvez tenha sido a partir de uma conversa que escutou por acaso enquanto limpava uma pia, espanava uma sala ou descongelava uma geladeira. Mas, no fundo, ela sabe muito bem o que a motivou a colecioná-las: a falta de uma história para chamar de sua, pois seu passado já foi há muito enterrado, e o presente ela prefere esquecer.Enquanto presta atenção no que os outros compartilham, Janice consegue duas coisas: conhecer melhor as pessoas e aumentar seu repertório. Depois de ouvir as histórias da recém-viúva Fiona e de seu filho Adam, as do cantor de ópera Geordie e as da Sra. Sim-Sim-Sim, ela tem uma visão mais precisa dessas personagens fascinantes que fazem parte da sua escala de faxinas. E recordar algumas dessas histórias ajuda Janice a passar o tempo na volta de ônibus para casa após um longo dia.Mas, quando passa a trabalhar também para a Sra. B, uma mulher astuta e geniosa de noventa e dois anos que percebe que Janice esconde alguma coisa, seu passado corre o risco de ser desenterrado. Por mais que tente, Janice não consegue escapar da teia tecida pela Sra. B para desvendar seu mistério. Em tempos áureos, a Sra. B trabalhou como espiã para o Serviço Secreto Britânico e não vai desistir de seu objetivo. Muito menos se deixar enganar.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Guardiã de histórias lançado pela editora Bertrand Brasil. O livro é de autoria de Sally Page e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


A história do livro gira em torno de Janice, uma guardiã de histórias que se dedica a colecionar e armazenar as narrativas das vidas das pessoas ao seu redor. Ela própria não possui uma história para chamar de sua, pois seu passado foi enterrado e seu presente é algo que ela preferiria esquecer. Janice absorve essas histórias enquanto realiza suas tarefas diárias de limpeza.

Ao escutar as histórias de personagens como a recém-viúva Fiona, seu filho Adam, o cantor de ópera Geordie e a intrigante Sra. Sim-Sim-Sim, Janice amplia seu repertório e aprofunda seu entendimento sobre as pessoas que fazem parte de sua rotina de trabalho. Recordar essas histórias se torna uma maneira de passar o tempo durante suas viagens de ônibus de volta para casa após longos dias de trabalho.


Quando Janice começa a trabalhar para a Sra. B, uma mulher astuta de noventa e dois anos que percebe que há algo escondido no passado de Janice. A Sra. B, que já foi uma espiã do Serviço Secreto Britânico em seus tempos áureos, está determinada a desvendar o mistério que Janice tenta manter enterrado. Apesar dos esforços de Janice para evitar que seu passado seja revelado, a Sra. B usa toda sua sagacidade e experiência como espiã para  descobrir a verdade sobre a vida de Janice.

Comecei a ler "Guardiã de histórias" de forma bem descompromissada, o livro estava me chamando na prateleira e eu decidi me aventurar em suas páginas, quando vi já estava quase na metade da história. Uma narrativa fluída e muuuito gostosinha de se ler, mas que eu ao mesmo tempo traz alguns tópicos bem interessantes para discussão — principalmente sobre o apagamento feminino e como podemos nos tornar coadjuvantes em nossas próprias histórias. 


O livro tem cerca de trezentas páginas e coloca Janice como figura chave para entendermos mais sobre a vida alheia e, assim, entendermos mais sobre ela própria. Gostei da forma como Sally (a autora) cria uma personagem de forma gradual, onde passamos a conhecer mais sobre ela conforme outra personagem, no caso a Sra B, começa a investigar mais sobre ela. 

Gente, que leitura boa de se fazer, principalmente quando você quer sair da ressaca literária. Por fim acabei me emocionando com esse livro. Enfim, fica a indicação. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!