19 de fevereiro de 2024

RESENHA: O SILMARILLION

 



Organizadores: J. R. R. Tolkien
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 592
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Em uma nova edição, ilustrada por Ted Nasmith, O Silmarillioné o relato dos Dias Antigos da Primeira Era do mundo criado por J.R.R. Tolkien. É a história longínqua para a qual os personagens de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" olham para trás, e em cujos eventos alguns deles, como Elrond e Galadriel, tomaram parte.Os contos de O Silmarillion se passam na época em que Morgoth, o Primeiro Senhor Sombrio, habitava a Terra-média, e os Altos-Elfos guerreavam contra ele pela recuperação das Silmarils, as joias que continham a pura luz de Valinor.O livro começa com o "Ainulindalë", o mito da criação do Universo, seguido pelo "Valaquenta", onde estão descritas a natureza e os poderes de cada um dos deuses. Em o “Quenta Silmarillion” há o início da contagem dos dias em Arda (o mundo onde está inserido o continente da Terra-média), a história dos Elfos na Terra Abençoada do Oeste, seus êxodos e o desenrolar das guerras élficas em Beleriand, que culminaram com o final da Primeira Era.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O silmarillion lançado pela editora HarperCollins Brasil. O livro é de autoria de J. R. R. Tolkien e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

E voltamos a Terra Média. 


Publicada postumamente em 1977, esse livro de nome estranho é nada menos do que uma coletânea mitopoética de uma das maiores sagas da literatura fantástica: O senhor dos anéis. Este compêndio, fruto do legado de Tolkien, amplia ainda mais o escopo da mitologia concebida pelo autor, que acabou ficando conhecida como "Legendarium".



A estrutura de Silmarillion é dividida em várias partes, cada qual apresentando uma narrativa específica, interconectada por um fio temático que se estende desde a criação do universo até os eventos que moldaram a Terra Média. "O Ainulindalë" inaugura o volume, tecce uma cosmogonia que narra a música dos Ainur e a subsequente criação do mundo. Esta seção é crucial para compreender não apenas a origem da mitologia de Tolkien, mas também os princípios fundamentais que regem seu universo ficcional.

Em seguida, "O Quenta Silmarillion" ocupa a maior parte do livro e ela é repleta de contos, cada qual delineando eventos marcantes na história da Terra Média. "O Quenta Silmarillion". Não irei me dedicar a falar sobre eles com profundidade, me atentando mais a obra em geral que ganhou essa edição belíssima da HarperCollins Brasil. Mas entre alguns dos que eu mais gostei destacam-se os contos de Lúthien e a Forja do Um Anel (que inclusive está na série Anéis do Poder, da Amazon). 


A saga de Túrin Turambar, por sua vez, traz o lado mais trágico e shakespeariano de Tolkien, explorando temas como destino, orgulho e a maldição inescapável. A trajetória de Túrin, marcada por escolhas equivocadas e consequências que parecem impossíveis de serem desviadas, brinca com temas como heroísmo e inevitabilidade do destino. 

Por fim, "O Akallabêth" e "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" conectam os eventos de "O Silmarillion" aos acontecimentos de "O Senhor dos Anéis", em um panorama histórico que enriquece a compreensão sobre o contexto temporal e geográfico da Terra Média. Talvez essa seja a parte mais fundamental para entendermos como essa narrativa casa com a trilogia do Anel.



Eu amei tanto me aprofundar no universo do Tolkien. Sou fã do Senhor dos Anéis já faz muitos anos, mas pouco conhecia sobre as Eras que vieram antes da trajetória de Bilbo, em O Hobbit, e Frodo; em A Sociedade do Anel. Ter esse panorama me fez ficar ainda mais apaixonado por toda a construção de mundo criada para esse universo literário. 

Além disso, essa nova edição da Harper conta com ilustrações belíssimas que com certeza me fizeram aprofundar ainda mais no cenário idílico da Terra Média. Estou apaixonado. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!