18 de março de 2024

RESENHA: AGATHAS

 



Organizadores: Kathleen Glasgow & Liz Lawson 
Editora: Plataforma 21
Páginas: 424
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

No verão passado, o namorado “superestrela do esporte” de Alice Olgive deu um fora nela. Então, Alice desapareceu por cinco dias. Quando aparece, ela simplesmente não fala nada a respeito, por isso para onde foi ou o que aconteceu é o grande mistério na Enseada do Castelo. Ou melhor, era o grande mistério do lugar, já que agora outra namorada de Steve desapareceu: Brooke Donovan, a ex-melhor amiga de Alice. E, infelizmente, tudo indica que Brooke não irá voltar. É quando entra na história Íris Adams, a adolescente encarregada de ajudar Alice a repor o conteúdo escolar perdido. Íris tem os próprios motivos para querer desaparecer, mas diferentemente de Alice, ela não tem dinheiro para tal. Isso pode mudar com a grande recompensa que a avó de Brooke está oferecendo para quem tiver informações sobre o paradeiro da neta. A polícia está convencida de que Steve é o culpado, mas Alice não tem tanta certeza, e com a ajuda de Íris ela pode conseguir provar sua teoria. Então, a fim de ganhar a recompensa e provar a inocência de Steve, elas têm que descobrir quem matou Brooke Donovan. E Alice tem exatamente o que precisam – a obra completa da escritora Agatha Christie. Se tem alguém que pode ensinar às garotas como solucionar um mistério é ela, a própria Rainha do Crime. Porém Enseada do Castelo guarda muitos segredos, e Alice e Íris não têm ideia do perigo que estão correndo.   

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Agathas lançado pela Plataforma 21. O livro é de autoria de Kathleen Glasgow & Liz Lawson e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  



Alice Olgive, uma adolescente cujo namorado famoso terminou o relacionamento no verão passado, desaparece por cinco dias sem dar explicações. Quando reaparece, ela não revela nada sobre seu tempo desaparecida

Pouco tempo depois, a ex-melhor amiga de Alice, Brooke Donovan, também desaparece, e a polícia suspeita do namorado de ambas, Steve. Íris Adams, encarregada de ajudar Alice a recuperar o tempo escolar perdido, se junta a ela para descobrir a verdade. 


Logo no começo das investigações a avó de Brooke oferece uma recompensa pela informação sobre a neta desaparecida. Alice e Íris decidem provar a inocência de Steve e ganhar a recompensa descobrindo quem matou Brooke. 

Com a ajuda da obra completa de Agatha Christie para ajudá-las, elas embarcam em uma investigação que revela segredos sombrios na Enseada do Castelo, enfrentando um perigo que cresce a cada nova pista descoberta.  

Eu sempre fui muito fã de Agatha Christie, já li vários livros da rainha do suspense e gosto muito de filmes contemporâneos que façam uma homenagem ao seu estilo de narrativa, como "Entre facas e segredos" e etc; então eu simplesmente AMEI ler Agathas, o primeiro livro de uma série que usa o mundo do crime de Agatha Christie como referência máxima. 


Agatha tem um estilo de criar suspense muito próprio, seja apresentando uma diversos personagens e criando uma pseudo motivação para cada um deles. Logo, a lista de prováveis suspeitos só aumenta, e é isso que torna a sua narrativa tão viciante: somo convencidos a agirmos como investigadores também. 

"Agathas" moderniza isso e aplica uma esfera mais young adult e bem tecnológica. Essa releitura dos clássicos de investigação funciona porque aqui nós temos duas personagens que são o completo oposto uma da outra e também tem uma ótima química. Talvez a construção de "quem é o culpado" não seja a mais surpreendente, isso porque acabei descobrindo quem era o culpado um pouco antes do final do livro. 


De qualquer forma, a leitura flui muuuuito bem em suas quatrocentas e poucas páginas! É super divertida, trás ótimas referências e também nos dá uma grande gama de prováveis culpados!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "INTUIÇÃO: LIVRO 1 — PERDIÇÃO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Intuição: Livro I, Perdição, de Laion Okuda. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!