4 de março de 2024

RESENHA: ÀS MARGENS DA FUNDIÇÃO

 



Organizadores: Robert Jackson Bennett
Editora: Editora Morro Branco
Páginas: 640
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Sancia Grado é uma ladra, e é excelente no que faz. Assim, seu alvo mais recente, um armazém superprotegido no cais de Tevanne, não é nada que suas habilidades únicas não possam resolver. Porém, sem saber, Sancia foi enviada para roubar um artefato que tem um poder inimaginável, um objeto que poderia revolucionar a tecnologia mágica conhecida como “inscrição”. As casas comerciais que controlam tal magia ― a arte de usar comandos codificados para dar vida a objetos cotidianos ― já a utilizaram para transformar a cidade de Tevanne em uma enorme e impiedosa máquina capitalista, mas agora buscam liberar os segredos do artefato para atingir objetivos ainda maiores.Com a sua cabeça à prêmio e uma revolução em curso, Sancia terá de dominar o poder do artefato e se unir aos mais improváveis aliados, se quiser sobreviver. Será ela capaz de arcar com a própria transformação para impedir uma guerra secreta que poderá reescrever a própria realidade?

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Foundryside: Às margens da fundição lançado pela editora Morro Branco. O livro é de autoria de Robert Jackson Bennett e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  


No primeiro volume da trilogia de Foundryside nós mergulhamos na cidade miserável de Tevanne, onde a magia conhecida como inscrição é utilizada para modificar a função dos objetos e a própria realidade em si. 

"Era assim que as inscrições funcionavam: comandos escritos sobre objetos inanimados que os convenciam a desobedecer a realidade de maneiras determinadas. Mas as inscrições tinham que ser pensadas e forjadas com cuidado."

É nesse cenário em que conhecemos Sancia Grado, uma ladra com a habilidade única de sentir a história dos objetos ao tocá-los. Sancia é contratada para roubar uma pequena caixa de uma instalação altamente segura. No entanto, ao realizar o roubo, ela descobre que o objeto contém uma magia mais antiga e perigosa do que inicialmente percebeu. Isso a coloca no centro de uma conspiração que ameaça a cidade e o mundo ao seu redor.


Sancia se junta a um grupo de aliados, incluindo o comerciante Orso, a espiã Berenice e o guerreiro Gregor. Juntos, enfrentam interesses poderosos que buscam utilizar aquele sistema para ganho pessoal e controle absoluto.

Já fiz um vídeo falando sobre a minha experiência de leitura do primeiro livro de Foundryside, mas reforço aqui: Que narrativa maravilhosa. Eu simplesmente amei a originalidade presente na história de Robert Jackson e a forma como ele consegue criar personagens tão carismáticos e interessantes. 

Pra início de conversa, o livro já se inicia com o assalto de Sancia a essa unidade fortemente guardada. Trabalhando como mercenária, Sancia não é aquela personagem certinha; pelo contrário! Sua bússola moral é meio duvidosa e isso me fez amar essa personagem desde o começo. Além disso, Sancia tem uma habilidade ímpar: consegue "conversar" com as inscrições, tirar informações sobre a natureza daquela função dada e até mesmo ver a história do objeto em si. 


Tal poder é único, e também bem perigoso! Conforme a própria Sancia vai descobrindo nesse livro, poderes que controlam Tevanne tem um enorme interesse na inscrição, e sua habilidade pode colocar todo esse império a ruir. 

Além de ter esse sistema único de "magia", esse livro também explora as camadas sociais em Tevanne e os dilemas éticos relacionados ao uso do poder mágico.  Esse tipo de manipulação mágica tem muitas nuances e é isso que acabamos encontrando aqui: suas consequências. 


O sistema pode parecer confuso, mas é explicado tão bem pelo contexto e pelos personagens... Ler esse livro foi muito mais fácil do que eu achei que seria, e muito mais rápido também! Até porque são cerca de 700 páginas. Enfim, mal posso esperar para ler os outros dois títulos dessa trilogia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEIS PASSEIOS PELOS BOSQUES DA FICÇÃO

Organizadores:   Umberto Eco  Editora:  Companhia das Letras Páginas: 176 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. O que...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!