1 de março de 2024

RESENHA: NAS ENTRANHAS DO ABISMO

 



Organizadores: Jader Miani 
Editora: Izyncor
Páginas: 256
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Ben largou tudo para viajar pelo mundo, mas a primeira parada dessa viagem vai se transformar em um pesadelo. Sob a superfície de uma cidade turística, uma presença ancestral aguarda enraizada nas entranhas da terra. Ben será envolvido nas trevas de um passado macabro vivenciando cenas que desafiam a razão. De alguma forma, tudo parece estar ligado a outro homem, alguém que foi além dos limites da sanidade em busca do poder da entidade milenar que espreita na escuridão. Em meio a tudo isso, Ben conhece Ana. Uma mulher recém divorciada, que tenta recomeçar a vida com seu filho Hugo, um menino com sensibilidade para se conectar com o outro lado. Esse encontro inesperado irá criar uma conexão profunda entre eles. Incapazes de fugir, terão de se unir para sobreviver. Mas será Ben capaz de conter o mal que cresce como um parasita em sua alma? 

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Nas Entranhas do Abismo lançado pela Izyncor. O livro é de autoria de Jader Miani  e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



Ben, impulsionado por um desejo de não ficar preso na rotina do dia a dia, abandonou sua vida cotidiana para embarcar em uma jornada pelo mundo. No entanto, sua primeira parada em uma cidade aparentemente turística se transforma em um pesadelo inimaginável. 


Tudo começa com um lugar do qual Ben aluga para passar alguns dias, um prédio onde apenas ele e uma outra mulher, chamada Ana, habitam. Ana tem um filho pequeno chamado Hugo e uma relação extremamente complicada com seu ex-marido, um sujeito abusivo. A primeira vez que Ben a avista, ele acaba intercedendo no que poderia se tornar uma briga violenta e se torna amigo de Ana. 

Além disso, o local parece ser assombrado. Essa é a única resposta para os pesadelos que Ben começa a ter, seus lapsos de consciências e figuras estranhas que rondam o prédio. Até porque sob a fachada tranquila daquele lugar, uma presença ancestral aguarda nas profundezas da terra.


Ao começar a entender um pouco mais sobre o mal que se espreita ali, Ben se depara com cenas perturbadoras que desafiam sua compreensão racional ao mesmo tempo em que uma conexão obscura com outro homem emerge, alguém que ultrapassou os limites da sanidade em busca do poder de uma entidade milenar que espreita nas sombras.

Bom, esse é o meu primeiro contato com a escrita de Jader Miani, e o resultado não poderia ter sido melhor. Pra começar, "Nas entranhas do abismo" nós somos apresentados a duas narrativas, temos a de Ben (contada em primeira pessoa), e de um homem chamado Don (em terceira pessoa). Enquanto a de Ben traz essa narrativa que eu coloquei acima, a de Don evoca um enredo muito mais pesado de um ex advogado criminalista que deseja o poder — seus desejos, no entanto, podem ter uma consequência pra lá de sombria. 


Esse é um livro de terror, portanto torna-se meio óbvio avisar que o livro contém cenas de violência gráfica e que causam um mal estar, mas essa é justamente a intenção do livro. A forma como Jader consegue mediar essa violência para que ela não se torne gratuita ou excessiva é um traço a se louvar; por mais que algumas passagens sejam bem sombrias, elas ajudam o texto a se construir e a evolução da história em si. 

É de se esperar que as histórias irão se conectar em algum momento, por isso pode ler sem a preocupação de que algo está lhe escapando, pois em um momento faz sentido. As histórias, no entanto, funcionam bem de forma isolada, e as conexões que vão sendo feitas no avançar da leitura são muito bem pensadas!

 

Além desses dois personagens, temos Ana! Gostei muito dessa personagem e, principalmente, de seu filho Hugo. O menino consegue ter uma visão maior do que está acontecendo naquele local, quase que uma perícia sobrenatural para enxergar além, isso faz com que a narrativa tome um ritmo mais acelerado e mais perigoso também. 

O insólito e o horror andam de mãos juntas na história de Jader Miani. As referências do autor parecem flertar entre Stephen King e Lovecraft! Me gerou um alívio ver que, por mais que o autor utilize  grandes nomes do horror para compor sua obra, "Nas entranhas do abismo" é muito original e te prende do início ao fim pelo mistério que cresce a cada página. 


Fica a pergunta: Ben será capaz de conter o mal que cresce como um parasita em sua alma? A brincadeira que o autor faz com a sanidade dos personagens e dos cenários apresentados é muito divertida e torturante (ao mesmo tempo!). 

Além disso, a edição física desse livro está um espetáculo a parte, eu simplesmente amei todos os detalhes do livro: as artes que compõem a história e a torna ainda mais macabra, a pintura trilateral laranja incendiária, o fitilho e todos os itens que vieram juntos com o livro (incluindo uma adaga em miniatura que eu fiquei até com medo de ter em casa hahaha).

Por fim, esse livro é IDEAL para quem ama um bom horror. Fica a indicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEIS PASSEIOS PELOS BOSQUES DA FICÇÃO

Organizadores:   Umberto Eco  Editora:  Companhia das Letras Páginas: 176 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. O que...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!