15 de abril de 2024

RESENHA: LINA




Organizadores: Carol Castro
Editora: Oito e Meio
Páginas: 226
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Lina Schäfer é uma jovem diferente. Gosta muito de coelhos, cafeomancia e de empalhar animais mortos para preservá-los. Seu jeito peculiar chama a atenção em Baga, pequena cidade em Santa Catarina, onde vive com os pais e o irmão gêmeo. Em um evento da empresa de café dos pais, ela descobre que o antigo casarão do seu querido avô Joaque – que faleceu – será posto à venda.Motivada por um desejo de mudança e pela esperança de reconstruir sua reputação, Lina cogita se mudar para o casarão situado em Lúgu, na serra catarinense. No entanto, uma leitura das borras de café durante o evento revela prenúncios de desafios familiares, incluindo… morte.Lina traz o mundo dos bruxos para o cenário de terror nacional, e a autora Carol Castro põe, sem misericórdia, todos os seus personagens à prova.Uma leitura imperdível para quem procura tensão e aventura com aquela pitada de suspense.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Lina lançado pela editora Oito e Meio. O livro é de autoria de  Carol Castro e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  


Lina Schäfer é uma jovem que vive em Baga, uma pequena cidade de Santa Catarina. Lina passa seus dias explorando sua paixão por coelhos, cafeomancia e taxidermia. Por conta de seus interesses peculiares, a menina é vista com uma pária da família, uma bruxa que parece não se integrar a família Schäfer. Por conta de sua má reputação, Lina busca por uma mudança em sua vida.

Durante um evento da empresa de café de seus pais, Lina descobre que o antigo casarão de seu avô, recentemente falecido, será colocado à venda. Motivada pela oportunidade de reconstruir sua reputação e pelo desejo de mudança, ela considera a possibilidade de se mudar para o casarão em Lúgu, na serra catarinense.


Entretanto, durante o evento, uma leitura das borras de café traz à tona prenúncios sombrios, incluindo desafios familiares iminentes e até mesmo a morte. Cautelosa, Lina decidi ir até o casarão com seu irmão Caio até a mansão para começar a se mudar. No entanto, o casarão parece estar sendo lar de um hóspede com tendências bem violentas. 

Bom, comecei a ler Lina com enorme expectativa de encontrar um horror vitoriano com doses de bruxaria e misticismo... Bom, a autora Carol Castro entrega isso e muito mais! Rapidamente somos guiados até a mansão do avô de Lina, cenário que ocupa o arco central da narrativa. Um dos primeiros acontecimentos na mansão já me deixaram super impactado, e a partir daí a espiral é de horror. 


Lina é coloca a prova em diversos momentos naquela mansão. Ela precisa lidar com um antagonista extremamente poderoso. Essa espécie de confronto cresce muito durante o livro, nos propondo um clímax que torna o último terço do livro super eletrizante! 

Uma das coisas que eu gostei do livro é a relação de Lina com seu avô. Temos diversos momentos que funcionam como "flashbacks" da narrativa e neles nós entendemos mais sobre o passado de Lina, do porquê dela ser tão diferente dos outros membros da família... É uma relação incrível onde passamos a gostar muito mais de Lina. 

O tom gótico e de horror adotado por esse livro é incrível, rapidamente entramos nessa esfera meio Coraline que funciona muito bem no cenário sombrio da serra catarinense. Bom, fica a indicação para quem ama um horror com referências incríveis e uma boa leva de bruxaria. 

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEIS PASSEIOS PELOS BOSQUES DA FICÇÃO

Organizadores:   Umberto Eco  Editora:  Companhia das Letras Páginas: 176 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. O que...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!