27 de abril de 2024

RESENHA: O RETRATO DE DORIAN GRAY




Organizadores: Oscar Wilde
Editora: Darkside Books
Páginas: 192
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

“Eu represento todos os pecados que você nunca teve coragem de cometer.” Dorian Gray é um jovem que possui uma beleza deslumbrante e, ao observar seu retrato feito por um pintor, fica obcecado pela própria imagem. Tamanha obsessão causa medo de que sua essência e juventude se percam com o passar dos anos. Então o rapaz deseja que seu retrato envelheça, mas que ele permaneça jovem para sempre. E o desejo de Dorian se torna realidade: ano após ano, apenas o retrato envelhece, acrescentando traços das vilezas de suas ações, enquanto ele mantém sua aparência intacta, sem apresentar qualquer sombra da passagem do tempo. Mas a troca de sua alma pela juventude começa a revelar um lado sombrio, e à medida que ele se entrega a todo tipo de vício e prazer, torna-se também mais cruel e egoísta, com consequências devastadoras. Na época em que foi publicado, o livro desafiou os códigos morais da sociedade vitoriana, que enfatizava a imagem pública e a busca por uma fachada de virtude. A representação do retrato como um espelho da alma, refletindo os efeitos dos atos de Dorian, acrescentou um elemento místico e de mistério à trama intrincada e à prosa brilhante de Wilde, que tornam a obra um clássico universal e atemporal.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O retrato de Dorian Gray lançado pela editora Faro Editorial. O livro é de autoria de Oscar Wilde e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Inglaterra do século XIX. Lord Henry é um aristocrata da era vitoriana que passa seus dias tentando vencer o tédio daquela vida adornada de cerimônias e protocolos sociais. Extremamente viajado e detentor de uma língua ávida, Henry acaba se fascinando pela figura do jovem Dorian Gray, que conhece através de Basil, um artista que está pintando um quadro do rapaz.

O que mais surpreende Lord Henry é a beleza do rapaz, que ao mesmo tempo que causa uma fascinação evidente, também lhe causa a maior das melancolias, afinal Dorian é mui belo, mas por quanto tempo essa beleza finita irá durar? Ao compartilhar de sua melancolia com o jovem, Dorian entra em desespero. 

Tudo isso ganha uma proporção ainda maior quando Basil termina a pintura do perfil de Dorian Gray, o pintor já considera aquele quadro como sua obra prima, e em um momento de pura frustração Dorian implora aos céus que daria tudo para manter sua aparência imaculada igual a daquele retrato. 

Alguns desejos não deveriam ser atendidos. 

Vamos lá! Essa é a terceira vez que releio "O retrato de Dorian Gray", no entanto é a primeira vez que leio o texto integral! Isso porque o livro foi censurado logo após seu lançamento, no século XIX por possuir "tendências homossexuais", lembrando que a homossexualidade era considerada um crime pra época. A primeira vez que li este livro foi na escola, e infelizmente o texto era censurado!

O retrato de Dorian Gray é um grito artístico que debate o valor da arte  e da estética, além do poder do desejo e da ambição em nos tornarmos deuses. 

Acredito que essa tenha sido uma das melhores experiências literárias do ano até agora, eu simplesmente amei o prefácio do próprio autor. Sou apaixonado por Oscar Wilde, amo como sua escrita é afiada e ao mesmo tempo poética, seu conhecimento a respeito dos conceitos de beleza e estética literária são gigantes, em muitas partes desse livro é possível estudar alguns desses conceitos e ampliá-los para artigos acadêmicos! 

Com todo  esse conteúdo e cuidado na diagramação e nos detalhes, "O retrato de Dorian Gray" na edição da Faro acaba sendo uma boa edição pra se ter na estante, estou apaixonado por todos os detalhes dessa edição e espero que a editora traga mais conteúdo do exímio autor para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: PLANETA CORAÇÃO

  Organizadores:   Tatiana Fazio Editora:  Viseu Páginas: 70 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Aqui, neste lugar ...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!