2 de maio de 2024

RESENHA: A ORDEM SECRETA

 




Organizadores:  Tom Freitas 
Editora: Flyve
Páginas: 297
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Os gêmeos Agnes e Xavier recebem a surpreendente visita de Tio Olavo, um parente distante que diz que realizará um evento e uma ordem secreta para trazer a magia de volta ao mundo. Fascinado pela ideia de que a magia pode existir, Xavier se encanta pelas histórias do tio, enquanto a cética Agnes prefere se agarrar em suas ideias científicas e desconfia das verdadeiras intenções desse estranho. Com a ajuda de Nestor, o androide que os acompanha desde o nascimento, os irmãos passam a investigar o que é a tal ordem secreta e o que há de verdade sobre magia.Situada em um universo em que ciência e magia estão em constante conflito, A Ordem Secreta apresenta, de uma maneira envolvente, a descoberta de um novo mundo a partir da perspectiva de duas personagens curiosas, ousadas e fascinantes. Com um ponto de vista original, mas que nunca deixa de abraçar suas referências, a obra traz um sentimento de novidade e familiaridade ao mesmo tempo, fazendo com que o leitor se sinta acolhido e envolvido na história.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A Ordem Secreta: Uma história de família e magia, lançado pela editora Flyve. O livro é de autoria de Tom Freitas e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. ,



Os gêmeos Agnes e Xavier viram suas vidas tomarem um rumo inesperado com a chegada de Tio Olavo. Ambos passaram sua vida toda crescendo na mansão Ettinger junto ao seu pai, Fil; e um andróide-babá chamado Nestor. 

Toda a vivência dos gêmeos se baseava naquela mansão, até porque eles nunca tinham saído dali, toda sua educação viera de Fil e Nestor. Tudo isso muda, no entanto, quando Tio Olavo aparece! O homem trás consigo informações valiosas a respeito da sociedade Ettinger da qual tanto Agnes quanto Xavier fazem parte e de como eles estão ligados de forma intrínseca à magia.  

"... A Ordem Ettinger, uma espécie de culto secreto que acreditava que a ciência era capaz de fazer com que um grupo seleto de escolhidos tivesse de volta a magia que um dia lhes foi tomada."


Xavier, o mais sonhador dos dois, imediatamente se encanta com as histórias que Olavo trazia consigo. Histórias de magia, de um mundo antigo do qual a magia era acessada por grandes guerreiros como Morgana. 

Já Agnes, a mais pragmática, observava tudo com desconfiança. Para ela, a ciência era a única verdade absoluta, e as palavras de Olavo soavam como meras ilusões. Não demora muito para ela se perguntar qual era o verdadeiro propósito por trás da aparição surpresa do tio Olavo.


Com a ajuda de Nestor, o androide que os acompanhava desde o nascimento e que parecia ter uma curiosidade peculiar sobre o mundo além dos números e equações, os irmãos começam a investigar em uma busca pela verdade, tentando desvendar os segredos por trás da misteriosa ordem secreta que Olavo tanto menciona.

Enquanto mergulhavam cada vez mais fundo nessa jornada, Agnes e Xavier descobriram que o mundo era muito mais complexo do que podiam imaginar.

Ai gente, que história deliciosa de acompanhar. Nesse primeiro volume nós temos o amadurecimento de Agnes e Xavier, que tem visões completamente opostas acerca de diversas coisas, entre eles a utilidade da magia. Esse é um ponto em que Tom, o autor do livro, desenvolve muito bem: a simbiose da crença e do ceticismo estão ligadas aos personagens de forma muito sutil e, ainda assim, muito presente! 


A escrita do autor é muito fluída e esse é um detalhe importante, principalmente para um livro infanto-juvenil. Somos apresentados ao núcleo principal e o cenário da Mansão Ettinger logo cedo, Tom leva o tempo necessário para desenvolver os personagens antes de fazer com que a trama avance. O bom disso é que tudo é feito de forma rápida, principalmente porque o livro conta com cerca de duzentas páginas. 

O ato final guarda surpresas (algumas tristes e outras bem eletrizantes). Eu simplesmente amei o fato do autor trazer representatividade preta ao seu elenco principal, além de criar uma história que pode servir de base para uma série com diversos volumes! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: PLANETA CORAÇÃO

  Organizadores:   Tatiana Fazio Editora:  Viseu Páginas: 70 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Aqui, neste lugar ...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!