Organizadores: Tatiana Fazio
Editora: Viseu
Páginas: 70
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.
Aqui, neste lugar de ser vivente, vidente, tento existir com gente que sente com a alma e olha com o coração. O gesto percebido, traduzido em palavras a fim de revelar o feto, afeto, o amor.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Planeta Coração, lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Tatiana Fazio e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Planeta Coração é uma antologia poética que reúne o trabalho de Tatiana Fazio de forma brilhante. É perceptível que a autora tenta nos levar a uma jornada poética que mergulha nas profundezas da alma humana em suas múltiplas facetas.
Isso porque os diversos poemas presentes nas setenta páginas desse livros desvendam nuances de amor, perda e renovação, capturando momentos de pura emoção que ecoam com uma verdade universal, e talvez seja por isso que eu gostei tanto dos poemas; de forma ou outra nós nos conectamos a eles! Um exemplo disso é saudade de um local físico das memórias que ele desperta na gente, como em:
"No ponto daquela ponteLogo acima daquele monteAquele depois da curvaSobre o rio de PiracicabaConsigo voltar naquele tempoImpossível quebrar esta fendaLugares trazem memóriasQue matam a saudade"
O trecho foi retirado do poema "Saudades do meu amado", e é legal perceber como a estrutura em versos livres reflete a fluidez da saudade, com imagens de viagens noturnas e paisagens em movimento.
O poema conecta essa emoção a um lugar específico, Piracicaba, trazendo à tona memórias pessoais como o aprendizado de um beijo sobre a ponte da cidade. Acho que todos nós já sentimos isso de alguma forma.
Uma coisa que eu gostei é que, no inicio de cada poema, existe uma nota da autora, onde ela disserta a respeito do que estava sentindo ou qual pensamento cruzava sua cabeça ao tecer os versos daquele poema em si. Isso dá um parâmetro para que possamos entender mais sobre seu processo criativo.
E o que soa incrível em todo seu catálogo é a forma como os versos são transcritos, muitos possuem uma sonoridade muito fluída e musical ao ser lido em voz alta, o que ajuda em muito na fluidez e na forma como recebemos o texto.
Referências a Graciliano Ramos, ancestralidade, exercícios de escrita... Tudo parece se unir de uma forma coerente na obra de Tatiana! Confesso que fiquei bem comovido com alguns dos poemas presentes nessa antologia e acredito que vocês irão gostar muito de lê-la!
Além disso, Tatiana Secco Fazio é uma sonhadora nas artes e na vida, executiva dinâmica, mãe de dois filhos, esposa, companheira e amante dos animais. Em seu tempo livre, dedica-se à escrita, sendo contista, poeta, escritora e compositora-intérprete de mais de 450 músicas! Autora premiada pelo IV Prêmio Book Brasil, foi reconhecida como artista pela Pinacoteca de Luxemburgo e pelo Núcleo de Letras e Artes de Portugal. Atualmente, concilia seu papel como mãe, esposa, escritora e apresentadora do programa de arte, música e literatura "Universo das Letras".