4 de junho de 2024

RESENHA: MADONNA — UMA VIDA REBELDE




Organizadores:  Mary Gabriel 
Editora: Best Bolso 
Páginas: 854
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Quando decidiu escrever Madonna: Uma vida rebelde , em 2016, Mary Gabriel, autora finalista dos prêmios Pulitzer e National Book Award, não imaginava que o resultado seria um trabalho monumental, com mais de 800 páginas. Escrever sobre uma artista como Madonna não é tarefa fácil, afinal, não se trata apenas de um ícone do entretenimento, mas de uma artista que teve impacto na cultura mundial.A menina comum que perdeu a mãe para o câncer de mama e precisou amadurecer rápido demais para cuidar dos irmãos se transformaria em algo muito maior do que uma estrela da música pop: um ícone cultural e uma das artistas mais influentes da indústria.Questões culturais, religiosas, sociais e políticas sempre foram o combustível que alimentava a criatividade de Madonna, por vezes fazendo a artista ser alvo de polêmicas e sofre críticas vorazes. Mas ela nunca deixou de aproveitar a notoriedade de que desfrutava para ― muitas vezes de forma chocante e até mesmo feroz ― defender bandeiras: a liberdade sexual feminina, os direitos da comunidade LGBTQIAPN+, o antirracismo e a luta contra o patriarcado, o machismo e a xenofobia.  

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Madonna: Uma vida rebelde lançado pela Best Books. O livro é de autoria de Mary Gabriel e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  

Quando Mary Gabriel decidiu escrever "Madonna: Uma vida rebelde", ela provavelmente não antecipou o resultado final (e que ainda se molda conforme a carreira da rainha do pop ainda avança).  Finalista dos prêmios Pulitzer e National Book Award, Gabriel produziu um trabalho GIGANTESCO com mais de 800 páginas, refletindo a complexidade e a profundidade da vida de Madonna. 

Tirando a parte pública mais famosa da vida da cantora, eu não conhecia muito sobre o passado de Madonna, como por exemplo que ela enfrentou a perda precoce da mãe devido ao câncer de mama e precisou amadurecer rapidamente para cuidar de seus irmãos. Gabriel então narra a transformação dessa menina em um ícone cultural e uma das artistas mais influentes da indústria da música pop.  

Além disso, a autora destaca que questões culturais, religiosas, sociais e políticas sempre foram o combustível que alimentava a criatividade de Madonna. Muitas vezes, essas mesmas questões a colocaram no centro de polêmicas e críticas severas. No entanto, Madonna sempre aproveitou sua notoriedade para defender causas importantes de maneira chocante e, às vezes, feroz. Sua defesa da liberdade sexual feminina, dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+, do antirracismo, e da luta contra o patriarcado, machismo e xenofobia são temas centrais no livro.

Gabriel utiliza depoimentos de pessoas próximas a Madonna e é através dela que passamos a conhecer melhor a diva pop. Esses relatos ajudam a montar uma espécie de "quebra-cabeça" das influências que moldaram Madonna e continuam a influenciar sua obra. A autora consegue equilibrar a escrita que flui através das décadas de forma interessante com uma pesquisa meticulosa. 

A biografia retrata as múltiplas faces de Madonna: uma mulher ousada, disciplinada e visionária. Gabriel costura os dramas da vida pessoal da artista com seu ativismo e suas constantes provocações à sociedade. O resultado não poderia ser mais interessante e que, de certa forma, retrata muito o que é a Madonna: Seu impacto cultural, político e no mundo da música (e arte no total). 

Eu ainda não terminei de ler! Estou fazendo a leitura aos poucos pra conhecer melhor a carreira da Madonna, mas acredito que essa biografia seja fundamental para quem quer entender a importância da cantora para o mundo pop e todas suas influências que vieram depois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "OS SETE CÉUS"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler  Os sete céus: O chorar dos anjos, livro 1, de Viniciu...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!