31 de julho de 2024

RESENHA: NÓS DE ARAME

 



Organizadores:  Simone Lopez 
Editora: Appris
Páginas: 177
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Marisa vive um casamento linear, ajustando-se ao marido, Jorge, que ora requer cuidados quase maternais, ora assume o comando da relação. Mas quando ela adoece gravemente, o temor pelo futuro revela traços de sua essência, ocultos até então.Entre perdas físicas e dentro de uma lógica própria, Marisa tenta controlar o destino de Jorge, validando ações inconfessáveis, pelas quais não culpa a doença, o medo ou a si mesma.Nós de Arame não é somente o relato do segmento tortuoso da vida de uma mulher, é sobre maleabilidade, resistência e as múltiplas formas dos fios que enlaçam vidas.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Nós de Arame, lançado pela editora Appris. O livro é de autoria de Simone Lopez  e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.


O casamento de Marisa é tecido com uma série de concessões, já que muitas vezes ela precisa se prestar ao papel de ser uma esposa-mãe de Jorge; já que ao mesmo tempo em que Jorge quer ser autoritário na relação entre os dois, ele age como uma criança mimada em diversos momentos. 

Marisa, no entanto, guarda um segredo de Jorge: Ela está doente. Ao descobrir que tem câncer, é necessário uma cirurgia. Tudo o que Marisa conta a Jorge é que ela fará uma cirurgia estética, justamente porque sabe que seu marido é fraco e não teria base para lhe auxiliar. 


A verdade vem a tona depois do procedimento, Marisa conta a Jorge que deverá passar por uma série de sessões de quimioterapia para se livrar do câncer de vez. O marido promete ser mais maduro e presente, no entanto tem atitudes reversas: passa cada vez mais tempo no escritório e sua ausência parece envolver uma traição. 

Resta então a Marisa a solidão, a desconfiança e a dor. 

Uma história triste que com certeza retrata a vivência diária de milhares de mulheres no Brasil e no mundo. Desde o primeiro momento é doloroso ver como Marisa precisa ser forte sozinha, descobrir um diagnóstico daqueles não deve ser nada fácil e, além de tudo, não ter aquela pessoa que era para ser a mais próxima para te ajudar é sim desesperador. 

Me admirei com essa personagem, e Simone (a autora) consegue deixá-la extremamente verossímil e resiliente. Ao mesmo tempo que gostei de Marisa, detestei Jorge (e não tinha como ser diferente), mas ao mesmo tempo a história nos tange momentos de esperança, o que faz com que a atitude da protagonista em continuar aquele relacionamento não seja completamente fora da realidade. 


Um dos pontos que eu mais gostei dessa leitura é a forma como a escrita é nos dada: Visceral, em diálogos potentes e reflexivos e capítulos curtos. Em um livro com cerca de 170 páginas e mais de 50 capítulos, tem seções que possuem apenas uma ou duas páginas, mas que são verdadeiros tornados na escrita e evolução dos personagens. 

O olhar literário da autora aqui é essencial para que o livro tenha a potência que tem! Em muitos momentos me senti lendo um livro da Carla Madeira, justamente por evocar o feminino e os relacionamentos (ganhos e abdicações) de forma tão forte e tão, em certos momentos, poética. 

Eu gostei muito da escrita da Simone e mal posso esperar para continuar acompanhando sua trajetória no meio literário com outros livros! Por fim, fica minha indicação de "Nós de Arame"!

Marisa é uma idiota que tenta administrar o destino do filho, apesar da dor física e do próprio raciocínio, e não culpa a doença, o medo ou o próprio estado mental do filho.

Nós de arame não é apenas uma representação do período árduo da vida de uma mulher, mas também da adaptabilidade, da resistência e das diversas manifestações da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

RESENHA: O CONDE QUE AMEI

  Organizadores: Isis Giordani Editora: Independente Páginas: 335 Ano de publicação: 2025 Compre através deste link. Uma menina qu...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!