13 de setembro de 2024

RESENHA: A SAGA E O REINO

 


Organizadores: LBR
Editora: Independente
Páginas: 317
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Em uma vida monótona Ika sente-se confortável em não se importar com o mundo que lhe cerca. Apesar de já ter sobrevivido a uma guerra e estar envolto num mundo em que potências nucleares se envolvem numa guerra fria e a terra é observada também por seres de outras estrelas, ele resolve viver em Manaos, próximo ao conflito separatista que quase lhe custou a vida, mas que poderia lhe esconder do resto do mundo e é então contrariando sua atitude individualista ele acaba por criar forte laços de amizades com Antonio Carlos e Lorena, que o fazem repensar suas atitudes. Ele é mais que capaz de salvar a si mesmo com suas próprias habilidades psionicas, mas será que é realmente preserva a si mesmo tudo o que importa?


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A SAGA E O REINO: A Revolução, A floresta e o Destino, lançado de maneira independente. O livro é de autoria de LBR e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  


Pra começar, é bom falar que esse é o segundo volume de uma saga, mas sim, ele pode ser lido separadamente! Inclusive, foi o que eu fiz! Em "A Saga e o Reino" a história segue Ika, um personagem que, apesar de ter sobrevivido a uma guerra e agora viver à sombra de um possível conflito nuclear, opta por uma vida aparentemente tranquila em Manaos.

Marcado por uma infância sombria, Ika descobriu ser um psiônico no orfanato do qual cresceu. Suas habilidades envolvendo a força da mente só cresceram conforme os anos passavam e treinamentos foram feitos. Oliver, seu amigo, acabou indo para a área de combate e luta. Ambos aprenderam coisas que seriam muito úteis na guerra que estaria por começar. 


Vivendo em Britima, um país sulamericano que vive em diversos conflitos, o maior deles parece ser contra uma raça de Muguas, e é com esse inimigo que Ika parte para a guerra. Por ter essas habilidades, no entanto, Ika é visto como um pária entre o seu próprio time. Tudo isso o leva a buscar uma espécie de exílio daquilo tudo. 

Esse cenário, marcado pelo conflito separatista, quase lhe custou a vida, mas também oferece o anonimato que ele tanto busca. O que ele não esperava, porém, é que essa fuga do mundo exterior fosse perturbada pelas amizades inesperadas que ele constrói com Antonio Carlos e Lorena.

A partir desses relacionamentos, vemos Ika se deparar com dilemas profundos, questionando se sua escolha de preservar a si mesmo acima de tudo é realmente o que importa. 


Ok, vamos lá! No primeiro momento confesso que essa leitura me assustou um pouco! Logo no início somos apresentados a uma série de raças e lores que, ao leitor desavidado, pode ser uma sobrecarga de informações. No entanto, fui avançando na leitura e tudo foi fluindo melhor; principalmente quando a história se fixa em Ika e sua jornada. 

Claro, LBR (o autor desse livro) tem um enorme controle sobre sua narrativa, cenários políticos e background de locais e personagens, o que é ótimo! Vamos passar a conhecer tudo isso de forma gradual, e o resultado é sim apaixonante.

Sou um enorme fã de ficção científica, portanto ver um universo intergaláctico tão bem estruturado quanto esse escrito por um autor nacional me dá muita alegria. O começo da história já é um tanto épico, com o assolar de demônios no  planeta Nabidos. Além disso, o autor consegue trazer vários panoramas com o Brasil, seja replicando o nome de cidades do país ou trazendo um pouco da história para seu universo, tudo isso se torna muito interessante e, principalmente, autoral.


Os outros personagens que coabitam o livro também são essenciais para que a história cresça. Emília, Rone, Andreza e Carlos, Oliver e até mesmo o Migua que gosta de chocolate... Tudo se torna mais verossímil com suas presenças. Isso sem contar que a história tem uma grande crescida quando Ika conhece outros psiônicos. 

Enfim, fica a indicação para quem procura uma boa e complexa ficção científica! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: UMA COROA DE HERA E VIDRO

  Organizadores:  Claire Legrand  Editora: Faro Editorial Páginas: 416 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Conheça ...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!