11 de novembro de 2024

RESENHA: 60 MILHAS — A HISTÓRIA DE EDDIE

 


Organizadores:  Vinik S.
Editora: Independente
Páginas: 131
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Em 1946, Eddie, um garoto de 16 anos, vive uma realidade dura em Florence, Oregon. Criado sob o controle de um pai abusivo, ele e sua mãe, Jasmine, lutam para sobreviver à violência que permeia suas vidas. Para Eddie, a corrida é o único escape, a única maneira de sonhar com um futuro diferente. Quando uma corrida de 60 milhas é anunciada, com uma tentadora premiação em dinheiro, Eddie vê a chance de mudar o próprio destino. Essa corrida não é apenas uma competição – é sua oportunidade de fugir, levar sua mãe para longe e começar uma nova vida. No entanto, essa jornada exigirá mais do que resistência física; Eddie terá que enfrentar os fantasmas do seu passado e descobrir até onde está disposto a ir pela liberdade.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro 60 Milhas - A história de Eddie, lançado de maneira independente. O livro é de autoria de Vinik S. e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



Em 1946, na cidade costeira de Florence, Oregon, Eddie, um jovem de 16 anos, enfrenta uma vida marcada pelo medo e pela violência. Criado por Billy, um pai abusivo, ele e sua mãe, Jasmine, lutam diariamente pela sobrevivência. Para Eddie, a única válvula de escape é a corrida, uma paixão que acende a esperança de um futuro diferente e livre que seja longe das ameaças de seu pai. 

Quando surge a notícia de uma corrida de 60 milhas com um prêmio em dinheiro significativo, Eddie vê a oportunidade que tanto esperava para mudar seu destino, já que essa prova é a chance de libertar a si mesmo e à sua mãe de um ciclo de sofrimento e buscar um novo lugar para ele e sua mãe morarem. 


No entanto, 60 milhas são quase 100 kilômetros! Para alcançar a linha de chegada, Eddie precisará enfrentar não apenas a exaustão física, mas também os traumas e desafios internos que o assombram — além de, é claro, um percurso com enormes desafios. 

Sem usos de trocadilhos, mas Vinik realmente corre para nos entregar uma história eletrizante, pulsante em uma jornada incrível pela vida de Eddie. Começamos o livro com um flashfoward, onde encontramos um Eddie na casa nos setenta anos. Ali, com uma família bem estabelecida e uma vida confortável, o homem acaba encontrando um manuscrito que ele mesmo escreveu cerca de um ano após a maratona que mudaria sua vida. 

Voltamos então no passado para acompanhar a rotina do jovem Eddie, que luta contra as ofensas homofóbicas e comportamento violento do pai e busca seguir seu sonho: De que sua paixão, a corrida, o tire daquela rotina. A maratona de 60 milhas é a oportunidade ideal, e com a ajuda do sr. Lee, Susan, sua mãe e tantos outros, ele consegue se inscrever. 


Grande parte da curta narrativa (com cerca de 130 páginas) se passa durante a corrida. Faz sentido, já que 100 quilômetros é um looongo caminho a ser percorrido. Nessa parte da história nós conhecemos personagens como Bill, Collider, Zuk e tantos outros, que complementam ainda mais a história. 

Eu amei esse livro! Conhecer Eddie foi uma agradável surpresa e acompanhar todo o seu percurso e suas dores (afinal o caminho a ser trilhado não é nada fácil) foi recompensador, ainda mais com um final tão recompensante quanto o que temos nesse livro!

É uma jornada difícil, mas muito satisfatória! Quem ainda não leu, por favor, leia! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ABRASADOS"

  Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler   Abrasados escrito por Fernanda Egger.  "Se vo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!