11 de novembro de 2024

RESENHA: 60 MILHAS — A HISTÓRIA DE EDDIE

 


Organizadores:  Vinik S.
Editora: Independente
Páginas: 131
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Em 1946, Eddie, um garoto de 16 anos, vive uma realidade dura em Florence, Oregon. Criado sob o controle de um pai abusivo, ele e sua mãe, Jasmine, lutam para sobreviver à violência que permeia suas vidas. Para Eddie, a corrida é o único escape, a única maneira de sonhar com um futuro diferente. Quando uma corrida de 60 milhas é anunciada, com uma tentadora premiação em dinheiro, Eddie vê a chance de mudar o próprio destino. Essa corrida não é apenas uma competição – é sua oportunidade de fugir, levar sua mãe para longe e começar uma nova vida. No entanto, essa jornada exigirá mais do que resistência física; Eddie terá que enfrentar os fantasmas do seu passado e descobrir até onde está disposto a ir pela liberdade.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro 60 Milhas - A história de Eddie, lançado de maneira independente. O livro é de autoria de Vinik S. e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



Em 1946, na cidade costeira de Florence, Oregon, Eddie, um jovem de 16 anos, enfrenta uma vida marcada pelo medo e pela violência. Criado por Billy, um pai abusivo, ele e sua mãe, Jasmine, lutam diariamente pela sobrevivência. Para Eddie, a única válvula de escape é a corrida, uma paixão que acende a esperança de um futuro diferente e livre que seja longe das ameaças de seu pai. 

Quando surge a notícia de uma corrida de 60 milhas com um prêmio em dinheiro significativo, Eddie vê a oportunidade que tanto esperava para mudar seu destino, já que essa prova é a chance de libertar a si mesmo e à sua mãe de um ciclo de sofrimento e buscar um novo lugar para ele e sua mãe morarem. 


No entanto, 60 milhas são quase 100 kilômetros! Para alcançar a linha de chegada, Eddie precisará enfrentar não apenas a exaustão física, mas também os traumas e desafios internos que o assombram — além de, é claro, um percurso com enormes desafios. 

Sem usos de trocadilhos, mas Vinik realmente corre para nos entregar uma história eletrizante, pulsante em uma jornada incrível pela vida de Eddie. Começamos o livro com um flashfoward, onde encontramos um Eddie na casa nos setenta anos. Ali, com uma família bem estabelecida e uma vida confortável, o homem acaba encontrando um manuscrito que ele mesmo escreveu cerca de um ano após a maratona que mudaria sua vida. 

Voltamos então no passado para acompanhar a rotina do jovem Eddie, que luta contra as ofensas homofóbicas e comportamento violento do pai e busca seguir seu sonho: De que sua paixão, a corrida, o tire daquela rotina. A maratona de 60 milhas é a oportunidade ideal, e com a ajuda do sr. Lee, Susan, sua mãe e tantos outros, ele consegue se inscrever. 


Grande parte da curta narrativa (com cerca de 130 páginas) se passa durante a corrida. Faz sentido, já que 100 quilômetros é um looongo caminho a ser percorrido. Nessa parte da história nós conhecemos personagens como Bill, Collider, Zuk e tantos outros, que complementam ainda mais a história. 

Eu amei esse livro! Conhecer Eddie foi uma agradável surpresa e acompanhar todo o seu percurso e suas dores (afinal o caminho a ser trilhado não é nada fácil) foi recompensador, ainda mais com um final tão recompensante quanto o que temos nesse livro!

É uma jornada difícil, mas muito satisfatória! Quem ainda não leu, por favor, leia! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

RESENHA: O COCHILO DE DEUS

  Organizadores:  Raïssa Lettiére Editora: Faria e Silva Páginas: 176 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Palavras,...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!