17 de novembro de 2024

RESENHA: COMO SER ARTISTA

 


Organizadores:  Jerry Saltz 
Editora: Seiva
Páginas: 152
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Arte tem o poder de mudar quem nós somos. Para muitos, tornar-se artista é o sonho de toda uma vida. Mas como fazer isso acontecer?Em Como ser artista , Jerry Saltz, uma das mais celebradas e apaixonadas vozes sobre o tema, oferece um manual para artistas amadores e experientes. Dos primeiros lampejos de inspiração – e como persegui-los sem se deixar paralisar pelas dúvidas sobre ser capaz – à tarefa de lidar com o mercado da arte, Saltz oferece insights inestimáveis sobre o que realmente importa para artistas em ascensão: originalidade, persistência, equilíbrio entre conhecimento e intuição e, a mais preciosa das qualidades, confiança em si mesmo.Ao reunir instruções, exercícios e dicas práticas, Como ser artista oferece novas maneiras de atravessar bloqueios criativos, aproveitar ao máximo os materiais, enfrentar desafios profissionais e, acima de tudo, encontrar alegria no trabalho. Ilustrado com obras coloridas de visionários clássicos e contemporâneos, este livro ajudará artistas de todas as áreas – artes plásticas, fotografia, escrita, performance – a realizar seus sonhos.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Como ser artista, lançado pela editora Seiva. 
O livro é de autoria de Jerry Saltz, foi traduzido por Julia Lima e 
a resenha foi escrita por Leonardo Santos



Antes de tudo, eu amei como esse livro funciona como um incentivo acessível tanto para artistas iniciantes quanto para aqueles que já trilham um caminho nas artes, mas buscam se reconectar com sua fonte de inspiração.

Dividido em 63 lições, "Como ser artista" aborda temas essenciais como inspiração, bloqueio criativo, crítica e a importância da autenticidade. Saltz consegue falar de questões práticas, como lidar com materiais e superar desafios do mercado, sem perder de vista a complexidade emocional e filosófica de ser artista. Uma coisa que eu gostei muito foi a forma como ele desmistifica o processo criativo, afastando a ideia de que a arte nasce apenas do talento natural. Em vez disso, ele afirma que a arte é construída a partir da prática, da observação e, acima de tudo, da persistência.



Ser artista é, essencialmente, sobre encontrar a si mesmo por meio da arte. Essa mensagem ressoa ao longo do livro, à medida que ele compartilha visões sobre a importância de confiar na própria intuição, aceitar o fracasso como parte do processo e, mais importante, continuar criando, mesmo em meio à dúvida.

Um dos grandes méritos de "Como Ser Artista" é a linguagem acessível e direta de Saltz. Ele não se coloca em um pedestal, mas fala de igual para igual com o quem está lendo, encorajando-o a mergulhar na arte sem medo de errar. E (graça aos deuses) o livro não parece nem tem traço de qualquer auto-ajuda superficial, conseguindo se equilibrar com reflexões pertinentes sobre a natureza da criação artística e o papel que a arte desempenha tanto na vida pessoal quanto no mundo.


 

As ilustrações que acompanham o livro, que vão desde obras clássicas até criações contemporâneas, complementam a narrativa ao mostrar a diversidade e a amplitude do que a arte pode ser. Saltz sugere que a verdadeira grandeza está na originalidade e no compromisso com a própria visão de mundo, independentemente das pressões externas ou do mercado.




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

RESENHA: O COCHILO DE DEUS

  Organizadores:  Raïssa Lettiére Editora: Faria e Silva Páginas: 176 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Palavras,...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!