23 de abril de 2025

RESENHA: E O VENTO FALOU...

 


Organizadores:  Lucas Paiva 
Editora: Ases da Literatura
Páginas: 36
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Dudu é um menino cheio de criatividade e imaginação, que vive aventuras fantásticas em sua mente. Um dia, ele decide que quer conversar com o vento, e essa ideia o leva a uma jornada mágica e surpreendente. Em suas brincadeiras, Dudu descobre que o vento, chamado Pipa, é muito mais do que apenas uma brisa. Pipa o leva a entender a importância de cuidar do nosso planeta, explicando de maneira lúdica e envolvente o que é o aquecimento global e como ele afeta a todos, inclusive os ventos. Ao longo da história, Dudu também conhece outros tipos de ventos, cada um com sua personalidade e características únicas, e aprende valiosas lições sobre amizade, respeito pela natureza e a importância da família. E o Vento Falou é uma obra encantadora que inspira as crianças a valorizar o meio ambiente e a cultivar a imaginação.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro E o vento falou..., lançado pela editora Ases da Literatura. O livro é de autoria de Lucas Paiva e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  


Afinal, o que o vento diria se pudesse falar com a gente?

Acompanhamos aqui Dudu, um menino que vive com a cabeça nas nuvens — e isso é um elogio. Dono de uma criatividade borbulhante, ele embarca em uma aventura que começa com uma pergunta simples: “E se eu pudesse conversar com o vento?”. A partir desse desejo, Dudu conhece Pipa, um vento falante que, aos poucos, vai apresentando ao menino.

Mas o que poderia ser apenas uma fantasia ganha corpo quando Pipa revela que não está tão bem assim — o motivo? O aquecimento global. E aqui o livro mostra seu maior trunfo: falar sobre um tema tão urgente com uma linguagem acessível, sensível e colorida. 



Ao longo da narrativa, Dudu conhece outros ventos, cada qual com sua própria personalidade, e cada encontro reforça temas como empatia, amizade, respeito à natureza e a importância da família. A história nunca subestima seu pequeno ou grande leitor — pelo contrário, aposta na inteligência emocional das crianças para que elas reflitam, com suavidade, sobre o mundo à sua volta.

Que história linda, gente! Lucas Paiva, o autor do livro, transforma essa história um conceito complexo em algo vivo, através das emoções e da curiosidade de uma criança que aprende brincando. As ilustrações feitas por Silvio Paulino enriquecem ainda mais a experiência, ajudando a dar forma aos personagens e aos cenários que saltam da imaginação de Dudu — e da nossa também.


Eu amei a forma como o livro que conversa diretamente com os pequenos leitores, mas que também tem muito a dizer aos adultos que ainda se permitem ouvir o vento, escutar a natureza, escutar os outros, escutar a si mesmo. E, como o próprio título já entrega, quando a gente para para ouvir com atenção... o vento fala mesmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "A CATEDRAL"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler  Catedral escrito por  Erick Cirelli.  “Uma organizaçã...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!