Aos 21 anos e levando uma vida pacata conciliando o estágio com a faculdade de pedagogia, Jade jamais acreditou na existência de vampiros ou quaisquer outras criaturas do submundo da noite, até a fatídica noite em que sobreviveu a um ataque de vampiros que resultou na morte de seu namorado e a transformou em uma dos seres. Por ter sido transformada em um tipo raro e mais aprimorado das criaturas, Jade passa a ser perseguida por clãs de vampiros e lobisomens que desejam seu sangue.
Aos 21 anos, Jade levava uma vida comum em Ribeirão Preto: faculdade de pedagogia, estágio e a companhia inseparável das amigas Tainá e Ana Laura. Tudo muda quando ela decide ir com o namorado, Felipe, a uma festa de Halloween. A noite, que deveria ser apenas mais uma diversão, se transforma em tragédia: Felipe é morto em um ataque e Jade, brutalmente ferida, desperta transformada em uma vampira.
A partir daí, sua vida entra em um território desconhecido. Jade descobre que não é apenas uma vampira, mas uma do tipo raro, dotada de habilidades especiais, algo que desperta o interesse e a perseguição de clãs de vampiros e até de lobisomens. Com isso, Jade terá que lutar para sobreviver e manter seguras as pessoas que ama.
Pra começar, eu AMO uma boa história de vampiro. Em "Eternidade Sombria" nós temos uma autora que constrói muito bem esse início de saga, mostrando a reação da protagonista ao lidar com sua nova condição, ao mesmo tempo em que precisa esconder a verdade de sua família, com quem ainda mora.
Mas o livro não se resume apenas aos vampiros. Jade descobre a existência das bruxas, que desempenham um papel importante nessa história. Entre elas estão Dona Araci, que passa a ajudar a jovem a compreender sua nova realidade. Esse entrelaçar de criaturas sobrenaturais em plena Ribeirão Preto traz um frescor para a narrativa, mostrando como o fantástico pode dialogar com espaços que nos são familiares e tão pertinho da gente!
Com pouco mais de 170 páginas, o livro apresenta bem seus personagens e conflitos, preparando o terreno para os próximos volumes dessa série (que espero que tenha vários volumes). O ritmo é rápido, mas o suficiente para criar tensão e despertar a curiosidade.
Um ponto que me deixou ainda mais animado foi o final, que abre espaço para que as habilidades únicas de Jade se expandam! Além de, é claro, e o impacto disso no equilíbrio entre vampiros, lobisomens e bruxas — sejam explorados com mais profundidade nas continuações.
Foi uma boa surpresa me deparar com essa narrativa de fantasia urbana que não só traz vampiros, lobisomens e bruxas, mas que casa tudo isso em uma história deliciosa de ser lida. Para quem gosta de ver o sobrenatural se misturando com o cotidiano brasileiro, esse livro é uma leitura que vale muito a pena.


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)



















.png)
.png)

